“Envelhecimento saudável”: a educação física no contexto da saúde, linguagem e movimento humano

Autores

  • Lisia Costa Gonçalves de Araújo
  • Vanderléa Ana Meller
  • Elaine Cristina Rodrigues Farina

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60614

Resumo

O presente estudo busca compreender as práticas extensionistas da Educação Física com idosos no contexto da saúde, linguagem e movimento humano, com ênfase nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). As ações foram realizadas no projeto de extensão “Envelhecimento saudável”, da UNIVALI, no trabalho com idosos em uma Unidade Básica de Saúde no município de Biguaçu, Santa Catarina. Tendo em vista a atuação foi possível evidenciar que os idosos reconheceram as PICS no contexto da educação em saúde; valorizaram as práticas de meditação realizadas, ampliando as percepções sobre o corpo e  "ações comunicativas”; promoveram a atenção, a visão ampliada de corpo e capacidades expressivas; as relações socias harmoniosas foram favorecidas no diálogo; os desejos de saúde e cuidado de si e do outro foram manifestos nas práticas meditativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisia Costa Gonçalves de Araújo

Doutora em Educação Física. Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC), integrante do Projeto de Extensão “Envelhecimento Saudável”.

Vanderléa Ana Meller

O presente estudo busca compreender as práticas extensionistas da Educação Física com idosos no contexto da saúde, linguagem e movimento humano, com ênfase nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). As ações foram realizadas no projeto de extensão “Envelhecimento saudável”, da UNIVALI, no trabalho com idosos em uma Unidade Básica de Saúde no município de Biguaçu, Santa Catarina. Tendo em vista a atuação foi possível evidenciar que os idosos reconheceram as PICS no contexto da educação em saúde; valorizaram as práticas de meditação realizadas, ampliando as percepções sobre o corpo e  "ações comunicativas”; promoveram a atenção, a visão ampliada de corpo e capacidades expressivas; as relações socias harmoniosas foram favorecidas no diálogo; os desejos de saúde e cuidado de si e do outro foram manifestos nas práticas meditativas.

Elaine Cristina Rodrigues Farina

Mestre em Ciências da Reabilitação Neuromotora. Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC), voluntária do Projeto de Extensão “Envelhecimento Saudável”.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

DE ARAÚJO, L. C. G.; MELLER, V. A.; FARINA, E. C. R. “Envelhecimento saudável”: a educação física no contexto da saúde, linguagem e movimento humano. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.60614. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/60614. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Transformação Social