Arte, educação contemporânea e cultura visual

diálogos convergentes na mediação online

Autores

  • Noeli Batista dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, noeli_batista@ufg.br
  • Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, valeriafabiane@ufg.br https://orcid.org/0000-0002-8510-2473

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59632

Resumo

O presente texto apresenta possibilidades apropriação e o reconhecimento do ambiente digital como “locus” privilegiado de experiências para a construção e o compartilhamento de aprendizagens delineadas pelo ensino de arte e estudos da Cultura Visual, em cursos online, no âmbito da pesquisa e extensão universitária, ofertados nos anos de 2011, 2013, 2014, 2016 e 2019. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso que está sendo desenvolvido a partir de ações implementadas pelo Programa de Extensão Arte na Escola ? Polo Goiás. Nesse processo, reconhecemos os caminhos pelos quais transitamos e destacamos três desafios que nos orientam para a continuidade e ampliação dessas ações: deslocamento, inclusão e pertencimento. Portanto, constatamos que é possível uma educação contemporânea para pensar e (re)criar práticas pedagógicas convergentes, com as dimensões pedagógica e investigativa, para a construção de conhecimento em ambientes de ensino mediados pelas TICE.

Downloads

Biografia do Autor

Noeli Batista dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, noeli_batista@ufg.br

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Doutora em Média-Arte Digital pela Universidade Aberta de Portugal e Universidade do Algarve, com Título Revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Licenciada em Artes Visuais (2005) e Bacharel em Design Gráfico. É Professora Adjunta na Faculdade de Artes Visuais da UFG. Atua nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais (modalidade presencial e modalidade a distância). Pesquisa processos de formação docente na confluência entre mídia-arte, educação, comunicação e tecnologias.

Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, valeriafabiane@ufg.br

É Licenciada em Artes Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutora em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (UFG). De 2009 a 2016 ministrou disciplinas na modalidade à distância dos programas UAB, Pró-Licenciatura e PARFOR no curso de Licenciatura em Artes Visuais da FAV/UFG. Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Artes Visuais (UFG) atuando nas disciplinas de Estágio Supervisionado. É coordenadora geral do Programa de Extensão e Cultura da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG): Arte na Escola - Polo Goiás. Tem experiência na área de Artes Visuais pesquisando os seguintes temas: ensino de arte, formação de professores e educação à distância.

Downloads

Publicado

20-04-2020

Como Citar

SANTOS, N. B. dos; CABRAL, V. F. B. F. Arte, educação contemporânea e cultura visual: diálogos convergentes na mediação online. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.59632. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/59632. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos