Arte, educação contemporânea e cultura visual

diálogos convergentes na mediação online

Autores

  • Noeli Batista dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, noeli_batista@ufg.br
  • Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, valeriafabiane@ufg.br https://orcid.org/0000-0002-8510-2473

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59632

Resumo

O presente texto apresenta possibilidades apropriação e o reconhecimento do ambiente digital como “locus” privilegiado de experiências para a construção e o compartilhamento de aprendizagens delineadas pelo ensino de arte e estudos da Cultura Visual, em cursos online, no âmbito da pesquisa e extensão universitária, ofertados nos anos de 2011, 2013, 2014, 2016 e 2019. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso que está sendo desenvolvido a partir de ações implementadas pelo Programa de Extensão Arte na Escola ? Polo Goiás. Nesse processo, reconhecemos os caminhos pelos quais transitamos e destacamos três desafios que nos orientam para a continuidade e ampliação dessas ações: deslocamento, inclusão e pertencimento. Portanto, constatamos que é possível uma educação contemporânea para pensar e (re)criar práticas pedagógicas convergentes, com as dimensões pedagógica e investigativa, para a construção de conhecimento em ambientes de ensino mediados pelas TICE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noeli Batista dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, noeli_batista@ufg.br

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Doutora em Média-Arte Digital pela Universidade Aberta de Portugal e Universidade do Algarve, com Título Revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Licenciada em Artes Visuais (2005) e Bacharel em Design Gráfico. É Professora Adjunta na Faculdade de Artes Visuais da UFG. Atua nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais (modalidade presencial e modalidade a distância). Pesquisa processos de formação docente na confluência entre mídia-arte, educação, comunicação e tecnologias.

Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, valeriafabiane@ufg.br

É Licenciada em Artes Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutora em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (UFG). De 2009 a 2016 ministrou disciplinas na modalidade à distância dos programas UAB, Pró-Licenciatura e PARFOR no curso de Licenciatura em Artes Visuais da FAV/UFG. Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Artes Visuais (UFG) atuando nas disciplinas de Estágio Supervisionado. É coordenadora geral do Programa de Extensão e Cultura da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG): Arte na Escola - Polo Goiás. Tem experiência na área de Artes Visuais pesquisando os seguintes temas: ensino de arte, formação de professores e educação à distância.

Downloads

Publicado

20-04-2020

Como Citar

SANTOS, N. B. dos; CABRAL, V. F. B. F. Arte, educação contemporânea e cultura visual: diálogos convergentes na mediação online. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.59632. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/59632. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos