A enfermagem na prevenção dos cânceres de mama e colo uterino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58565

Resumo

Este projeto tem como objetivo oferecer as mulheres informações acerca da prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres que mais as acometem, que são os cânceres de colo de útero e de mama, ofertando educação em saúde na temática proposta e a realização de exames preventivos de CCO e mama em frigoríficos no município de Tangará da Serra, MT. Contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, MT e acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Campus de Tangará da Serra. Realizaram-se consultas de enfermagem e coleta de CCO nas mulheres que trabalhavam nos frigoríficos de aves e bovinos instalados no município, entre os anos de 2015 a 2017, além da realização de palestras educativas. A inserção da comunidade acadêmica na comunidade local contribui para a aproximação dos acadêmicos às atividades práticas e promove para a sociedade oferta de serviço que muitas vezes possuem dificuldades para acessar nas unidades de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helga Yuri Doi, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, helgaydoi@gmail.com

Enfermeira, Docente Assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso, Coordenadora do Projeto de Extensão Institucionalizado A Enfermagem na Prevenção dos Cânceres de Mama e Colo Uterino, Mestre em Enfermagem pela UFMT na Área de Saúde Sexual e Reprodutiva, Especialista em Enfermagem Obstétrica e Auditoria dos Serviços de Saúde.

 

Daniela do Carmo Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, danielacarmoliveira@gmail.com

Enfermeira, Docente Assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso Campus de Tangará da Serra, MT, Colaboradora do Projeto de Extensão Institucionalizado A Enfermagem na Prevenção dos Cânceres de Mama e Colo Uterino, Mestre em Enfermagem pela UFMT na Área de Saúde Sexual e Reprodutiva, Especialista em Enfermagem Obstétrica.

Cláudio Mendes dos Santos Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, claudio09jr@gmail.com

Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Nortelândia, MT, foi Discente bolsista do Projeto de Extensão Institucionalizado A Enfermagem na Prevenção dos Cânceres de Mama e Colo Uterino.

 

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

DOI, H. Y.; OLIVEIRA, D. do C.; DOS SANTOS JÚNIOR, C. M. . A enfermagem na prevenção dos cânceres de mama e colo uterino. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58565. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58565. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos