Criança em questão

repensando certezas com a família e a escola através das redes sociais

Autores

  • Débora Damacena de Andrade Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, debora.andraade15@gmail.com
  • Jordana de Castro Balduíno Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, jordanabalduino@gmail.com
  • Nayara Oliveira Feitosa Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, nayara.no45@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.57030

Resumo

O presente projeto visou criar um espaço de discussão e reflexão com os educadores através da promoção de palestras e rodas de conversas em instituições educativas bem como a fomentação de reflexões no blog “Criança em Questão”, e nas redes sociais Facebook e Instagram. Todos tiveram como objetivo materializar e desenvolver, à luz da Psicologia, diversas discussões sobre as questões da infância. Através das publicações online tornou-se possível compartilhar de maneira acessível um conhecimento fundamentado sobre a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, aperfeiçoando tais discussões através de trocas de experiências teórico-práticas. Ressalta-se que a relação entre as teorias psicológicas e a prática educativa se deu através de uma aproximação que considerasse a tensão dialética da relação teoria e prática desenvolvendo-as e refletindo sobre estas. Obteve-se resultados positivos através da análise qualitativa das discussões suscitadas nas palestras e das publicações online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Damacena de Andrade, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, debora.andraade15@gmail.com

Titulação Acadêmica: graduanda de Psicologia na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ocupação Acadêmica: Voluntária no Projeto de Extensão “História meio ao contrário...literatura infantil, consciência crítica e formação humana no Centro de Trabalho Comunitário”, na Liga Acadêmica de Pediatria e no Projeto de Pesquisa (PROLICEN) “Os saberes implicados na prática docente e seu impacto na formação do psicólogo”.

Vinculação Institucional: Bolsista no Programa de Extensão de Cultura (PROEC) no Projeto “Criança em questão: repensando certezas com a família e a escola”

Endereço: Rua R 16, n 96, apt 1402, Setor Oeste, Goiânia, Goiás

Telefone: (62) 9 8250-4630

Jordana de Castro Balduíno, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, jordanabalduino@gmail.com

Titulação Acadêmica: Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998), mestrado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona (2007).

Ocupação Profissional: É professora adjunta de Psicologia da Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Vinculação Institucional: Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC). Atualmente atua como professora de Estágio em Formação do Professor de Psicologia. Coordenadora do projeto de pesquisa “Os saberes implicados na prática docente e seu impacto no processo de formação do psicólogo” e também do projeto de extensão: "Criança em questão: repensando certezas com a família e a escola", ambos problematizando o papel da Psicologia na escola.

Endereço: Rua T-30, n 2078, apt 802, Setor Bueno, Goiânia, Goiás.

Telefone: (62) 9 9136-1524

Nayara Oliveira Feitosa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, nayara.no45@gmail.com

Titulação Acadêmica: graduanda de Psicologia na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ocupação Acadêmica: Voluntária no Projeto de Extensão “História meio ao contrário...literatura infantil, consciência crítica e formação humana no Centro de Trabalho Comunitário”, na Liga Acadêmica de Pediatria e no Projeto de Extensão “Criança em Questão: repensando certezas com a família e a escola”.

Vinculação Institucional: Bolsista no Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN).

Endereço: Avenida mangueira, quadra 33, lote 12, Vila Alzira, Aparecida de Goiânia, Goiás.

Telefone: (62) 9 9464-5581

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

ANDRADE, D. D. de; BALDUÍNO, J. de C.; FEITOSA, N. O. Criança em questão: repensando certezas com a família e a escola através das redes sociais. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.57030. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/57030. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos