INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

Autores

  • Diego Costa Lima Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51721

Resumo

O propósito desse trabalho é demonstrar o funcionamento de um projeto de inclusão digital que foi realizado em escolas públicas da cidade de Conselheiro Lafaiete - MG. Este projeto é fruto de uma pareceria entre a Universidade Federal de São João del Rei, a prefeitura da cidade de Conselheiro Lafaiete e a regional da Secretaria estadual de educação. Neste projeto foram envolvidos alunos engenharia da universidade que atuaram com bolsistas e voluntários e de professores que coordenavam o projeto Várias escolas públicas dispõem de computadores e acesso à internet, todavia não contam com pessoas qualificadas para dar suporte ao ingresso dos alunos e da comunidade escolar à inclusão digital. Tendo em vista esse problema, foi iniciado em 2010 na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG) um projeto visando que os alunos das escolas municipais tenham acesso à capacitação básica a computadores e a Internet. A capacitação consistia em noções básicas do ambiente operacional, editores de texto, planilha eletrônica, editores de apresentações de slides e navegação na internet. O propósito inicial foi à operacionalização dos laboratórios, seguido de uma pesquisa a fim de conhecer o grau de conhecimento dos alunos, para que então fosse iniciado o treinamento dos mesmos, finalizando com uma avaliação e emissão de certificados.

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Publicado

2018-08-13

Como Citar

LIMA, D. C. INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i22.51721. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51721. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos