COEXISTÊNCIA: A EXPOSIÇÃO DE ARTE COMO LUGAR DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51704Resumo
Neste artigo, discorremos sobre a experiência pedagógica de reunir as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 2, Laboratório de Produção Artística 4 e Expografia e Montagem com o objetivo de realizar uma exposição das pesquisas em arte conduzidas pelos estudantes do quarto e último ano do curso Artes Visuais – Bacharelado, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Esta exposição é uma atividade prevista no Projeto Pedagógico do curso desde o ano 2012. Porém, foi em 2017 que pudemos realizar a primeira mostra do gênero na Galeria da FAV como uma ação de extensão. No presente trabalho, concluímos que ao traçarmos um projeto interdisciplinar para conectar a sala de aula a uma experiência expositiva na galeria, criamos um importante espaço de convergência entre ensino, pesquisa, extensão e formação profissional que beneficia tanto os nossos estudantes quanto a comunidade externa à UFG.Downloads
Referências
AFONSO, Manoela dos Anjos; JORGE, Anahy Mendonça; SAMPAIO, Glayson Arcanjo de. Projeto pedagógico do curso Artes Visuais - Bacharelado. Goiânia: UFG, 2012.
CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006, p.98 -117.
PAREYSON, Luigi, Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RANGEL, Sonia. O olho desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design Editora, 2009.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais, v. 7, n. 13, Porto Alegre, nov. 1996, pp. 81-95.
SOGABE, Milton. [Carta] 17 set. 2014, Belo Horizonte [para] Senhor(a) Prof(a). Dr(a) Pró-Reitor(a) de Graduação, 2f. A importância da existência de espaços expositivos nos cursos de graduação em artes. Disponível em: <https://fcgartesvisuais.jimdo.com/app/download/6102038351/Carta+aos+Pro%CC%81-Reitores+GALERIAS.pdf > Acesso em: 20 fev. 2018.
SULLIVAN, Graeme. Art practice as research: inquiry in visual arts, 2ª ed. London: Sage, 2010.
ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 4ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing