AVALIANDO O TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA: UMA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA.
Resumo
A educação atual exige mudanças que visem dinamizar o processo de ensino e aprendizagem e promover uma formação diferenciada, ativa e crítico/reflexiva. O desenvolvimento de metodologias diversificadas como as atividades experimentais tem o propósito de tornar as aulas de Química mais contextualizadas, motivadoras e interativas. Com este objetivo, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de um Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Sudeste Goiano desenvolveram a experimentação “Avaliando o teor de Álcool na gasolina”. A atividade experimental desenvolvida tinha caráter investigativo/problematizador desde que propunha que os alunos elaborassem a metodologia para avaliar a qualidade do combustível, de forma a abordar situações cotidianas dos alunos. Utilizou-se de uma pesquisa quantitativa/qualitativa, da observação participante e de um questionário para avaliar a experimentação desenvolvida. Por meio da avaliação, percebeu-se que a atividade experimental permitiu que os alunos fossem autônomos e construíssem conhecimento. A vivência da atividade experimental é um momento em que os alunos são motivados a entender a química e a sua importância para a vida e a sociedade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing