UMA ESCOLA REFLEXIVA PARA CONSTRUIR A GESTÃO SOCIAL

Autores

  • Edemar Rotta
  • Neusete Machado Rigo
  • Sílvia Natália de Mello

Resumo

Resumo: Este artigo discute o processo de formação continuada de gestores de escolas públicas, inseridos num Programa de Extensão de abrangência regional. A metodologia possui abordagem qualitativa e utiliza-se dos depoimentos e relatos dos gestores, os quais são analisados e discutidos a partir de um referencial que situa a gestão escolar como um processo democrático e participativo, permeado pelo diálogo e a reflexão. Os resultados reafirmam a necessidade de processos formativos que se orientem por metodologias participativas e que façam da realidade escolar objeto de reflexão pelos gestores. A gestão escolar representa uma opção política e faz da escola um espaço de produção cultural que pode levar à conservação de práticas centralizadoras de gestão ou à transformação dessas relações autoritárias. Por isso, pode-se dizer que ela possui um caráter pedagógico, que vai se efetivar dependendo dos princípios e dos modos como se organiza e envolve os sujeitos que compõem a comunidade escolar.

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Publicado

2017-08-03

Como Citar

ROTTA, E.; MACHADO RIGO, N.; NATÁLIA DE MELLO, S. UMA ESCOLA REFLEXIVA PARA CONSTRUIR A GESTÃO SOCIAL. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 17, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48545. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos