PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES QUE EXPLORAM CAMINHOS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Ana Cristina Hammel
  • Solange Todero Von Onçay

Resumo

Resumo: O trabalho destaca o vínculo escola-formação humana presente na proposta pedagógica do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. Nesta, são construídos referenciais teórico-metodológicos, identificados com princípios da Pedagogia Socialista inspirada no educador russo Moisey Pistrak (1888-1937). Assim, toda ação educativa é integrada por meio do chamado Complexo de Estudo, para o qual a dimensão da arte é componente formativo de cunho primordial ao ensino. Nesse sentido, o artigo perpassa pelo trabalho de Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que, por meio do projeto Complexo de Estudo: os referenciais da Pedagogia Socialista às Práticas Educativas que exploram caminhos na construção da escola do campo através da arte e da cultura, buscou potencializar ações pedagógicas com o viés para a arte e a cultura, reforçando o vínculo Universidade-Comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

CRISTINA HAMMEL, A.; TODERO VON ONÇAY, S. PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES QUE EXPLORAM CAMINHOS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 16, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48531. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos