Entrevista: professor Joffre Marcondes de Rezende

Autores

  • Joffre Marcondes de Rezende

Resumo

A história do professor Joffre Marcondes de Rezende confunde-se com a da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Goiás. Mais: em vários momentos confunde-se com a própria UFG, da qual foi um dos fundadores. Foi também o fundador da Editora da UFG. Conhecer a história deste pioneiro é rememorar a história de momentos importantes do processo de construção da universidade no Centro-Oeste do Brasil.

O professor Joffre nasceu em Piumhi, no interior de Minas Gerais, em 1921. Graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina, atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1950. Especializou-se em Gastroenterologia. Veio para Goiânia em 1954, ingressou no quadro da FM e ajudou na sua consolidação. Atuou como médico na Santa Casa de Misericórdia (de 1954 a 1962), como professor da Escola de Enfermagem São Vicente de Paula (1954 a 1965), e foi chefe da divisão técnica da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (1958 a 1962). 

Atuou em várias entidades de classe da medicina, no Estado de Goiás e nacionalmente. Foi fundador e editor da Revista Goiana de Medicina (de 1955 a 1990) e é autor dos livros Linguagem Médica, já na terceira edição, e Vertentes da Medicina
Na UFG aposentou-se como professor titular, onde foi responsável pelas disciplinas de Clínica Médica e Gastroenterologia. Passou por quase todos os cargos administrativos da FM e da UFG. 

Na pesquisa, dedicou-se principalmente à doença de Chagas e suas repercussões no aparelho digestivo, tendo publicado como autor e co-autor mais de uma centena de trabalhos científicos, no Brasil e exterior. Participou como relator em vários congressos médicos nacionais e internacionais. Foi membro de 82 bancas examinadoras e comissões julgadoras de teses e concurso diversos.  (Continua...)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

DE REZENDE, J. M. Entrevista: professor Joffre Marcondes de Rezende. Revista UFG, Goiânia, v. 9, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48167. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevista