Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • A submissão segue as Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos.

  • A submissão contém, além do artigo/relato/ensaio visual/resenha, o documento suplementar.

  • O trabalho passou por revisão profissional de ortografia e regras da ABNT [6023:2018] antes de ser submetido.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências serão informadas quando possível.

  • O texto está espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado e itálico (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e passou por revisão de linguagem antes de sua submissão.

  • O trabalho trata de resultado, estudo, ensaio, reflexão ou relato de ações que tratem da extensão universitária e sua relação com a pesquisa e o ensino.


  • O trabalho possui no máximo 5 autores, sendo que (a partir de 2019) pelo menos um (a) deve ser mestre ou doutor (a) para Ensaios Visuais ou Resenhas e pelo menos um (a) deve ser doutor (a) para artigos ou relatos de experiência.

  • Cada autor poderá publicar 02 (dois) trabalhos por ano.

Diretrizes para Autores

Atenção! A Revista UFG publica trabalhos que expressem a relação entre extensão, pesquisa e ensino. O foco da Revista está nas atividades de extensão universitária e cultura como condição para publicação.

A Revista UFG considera a extensão como uma ação realizada junto à comunidade externa à Instituição de Educação Superior pela integração do conhecimento advindo do ensino e da pesquisa, considerando as necessidades do público com o objetivo de interagir e desenvolver a realidade social.

A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Todas as submissões devem incluir, junto com o trabalho, o documento suplementar - declaração assinada por cada um dos autores com os seguintes itens: título do trabalho em português, inglês e espanhol, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) do número do endereço eletrônico/número do ORCID, link de acesso ao Lattes, de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica e IES realizada, ocupação profissional e/ou acadêmica atual, vinculação institucional, endereço, e-mail, telefone, e ciência/assinatura de cada autor. Em caso de vários autores, estes deverão informar sobre a ordem de precedência que deverá aparecer no texto, com os dados completos de cada um, inclusive Lattes, ORCID e breve curriculum vitae. O documento suplementar também deve conter os dados do(a) profissional responsável pela revisão do trabalho submetido. O modelo para o documento suplementar se encontra abaixo.

Em caso de trabalhos submetidos que não cumprirem as Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos e não incluírem o Documento Suplementar, de acordo com o modelo, o(a) autor(a) principal será comunicado(a) e a submissão será excluída para que os(as) autores(as) possam submeter novamente com as correções cabíveis.

Links:

- Modelo de Documento Suplementar

- Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos

- Termo de Autorização de Uso de Imagem (apenas para trabalhos que incluam imagens)

Dossiês abertos em 2021:

Prazo final para submissão no fluxo contínuo: 01/10/2021

 

NORMAS PARA ARTIGOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

O texto poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol. Deverá ser digitado em programa Word for Windows, usando o formato DOC, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha. Configuração de página: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita. Todas as folhas do original devem ser numeradas na margem superior direita.

Artigo e Relato de Experiência deverão ter um mínimo de 25.000 e um máximo de 40.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências.

O título do artigo deve ter, no máximo, 12 palavras, digitado em fonte tipo Times New Roman, CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), em negrito, tamanho 14 na língua original do artigo.

O TRABALHO DEVE APRESENTAR A SEGUINTE ESTRUTURA: título em português; resumo (máximo de 1.000 caracteres com espaços); três a cinco palavras-chave  separadas por ponto; título em inglês; abstract; keywords; título em espanhol; resumen e palabras clave, nesta ordem. Exemplo: Palavras-chave: Extensão. Cultura. Comunicação.

O resumo deve apresentar o tema geral, o problema situado na comunidade, objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões.

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) serão numerados na sequência em que aparecerem e sempre citados no corpo do texto. Tabelas e quadros devem ser encabeçados por seu respectivo Título. As figuras trarão título acima e Fonte abaixo da figura. O autor do texto deve informar os créditos referentes ao que utilizou no corpo do texto, inserindo abaixo do Título a "Fonte".  Para fotografias e imagens será necessário o envio de cessão de direitos autorais e/ou autorização dos indivíduos expostos.

Obs.: quadros possuem apenas textos e tabelas possuem dados numéricos.

Sub-títulos devem vir em negrito e CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo),  alinhados à esquerda,  fonte tamanho 12.

Não serão aceitas notas explicativas.

Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

 

NORMAS PARA AS RESENHAS

Editor de texto: Word for Windows, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três cm, margem inferior e margem direita de dois cm e com fonte Times New Roman de corpo 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5.

A extensão da resenha – incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas – não deverá ultrapassar o limite de 10.000 caracteres, incluindo espaços entre palavras.

No início da primeira página da resenha deverá constar título, nome(s) do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.

Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas.

Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

Segundo as regras do Portal de Periódicos, responsável pela Revista UFG, não será gerado DOI para resenhas publicadas.

 

NORMAS PARA OS ENSAIOS VISUAIS

Os ensaios visuais podem conter de 6 a 15 imagens. As imagens podem ser fotos, desenhos, ilustrações, colagens ou pinturas. O(a) autor(a) do ensaio visual deve apresentar uma autorização de uso das imagens. 

O texto deve ser enviado em Word com as imagens inseridas ao longo do mesmo. 

Normas para submissão: Título em Português (alinhado à esquerda) tamanho 16, seguido do Título em Inglês (alinhado à esquerda) tamanho 14 e Título em Espanhol (alinhado à esquerda) tamanho 14, separados todos por um espaço. 

Inicia com uma imagem do Ensaio (a mais representativa) com legenda e créditos da imagem (autoria, local e ano de produção). Em seguida deve ter um texto de apresentação do Ensaio Visual: contextualizando a temática,  declaração dos elementos capturados nas imagens integrados com os referenciais teóricos de base visual;  o objetivo do Ensaio Visual;  a sua proposta;  descrição dos materiais e técnicas aplicados para a formulação, execução e armazenamento das imagens. 

Em seguida, as imagens são apresentadas, todas com legenda e créditos da imagem (autoria, local e ano de produção). Nessa parte, poderão ter textos explicativos das imagens ou não. Devem apresentar coesão em pelo menos um dos itens formais do campo da visualidade: luz, forma, contraste, cor, equilíbrio e profundidade. 

Finaliza com pequena consideração final acerca do Ensaio Visual destacando sua contribuição e relevância para o campo, seguida das referências.  Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

Observação: os trabalhos que possuírem imagens e fotografias devem submeter o trabalho com a inclusão do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM do (a) autor (a) e dos indivíduos que são expostos na imagem/fotografia.

Segue link do TERMO: 

- Termo de Autorização do Uso de Imagem

Itens de avaliação do Ensaio Visual:

1. Apresentação de sustentação argumentativa textual coerente e articulada com as imagens sujeitadas ao ensaio visual;
2. Adequação temática ao escopo da revista e da chamada para a presente publicação;
3. Coesão em pelo menos um dos itens formais do campo da visualidade: luz, forma, contraste, cor, equilíbrio e profundidade;
4. Descrição dos materiais e técnicas aplicados para a formulação, execução e armazenamento das imagens;
5. Declaração dos elementos capturados nas imagens integrados com os referenciais teóricos de base visual. Exemplos: paisagem cultural, documentação histórica, registros de processos, estéticas e artisticidades, bem como outros domínios teóricos do campo da cultura visual.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  1. Adequação da temática ao escopo da revista:  trata de trabalho que possui relação com a extensão e/ou cultura
  2. Apresentação do Resumo, Abstract e Resumen contendo objetivo, referencial teórico, procedimento metodológico, resultado(s) e palavras-chave.  
  3. Clareza na introdução do trabalho, apresentação do objeto,  dos objetivos e da estrutura do mesmo.
  4. Coerência na estrutura do texto, considerando-se o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado.
  5. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  6. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  7. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa ou na língua escrita do texto.
  8. Indicação das referências conforme as Normas da Revista e da ABNT.
  9. Citação dos autores e das obras elencadas nas referências.
  10. O trabalho possui no máximo 5 autores, sendo que (a partir de 2019) pelo menos um (a) deve ser mestre ou doutor (a) para Ensaios Visuais ou Resenhas e pelo menos um (a) deve ser doutor (a) para artigos ou relatos de experiência.
  11.  A Revista UFG é membro do Crossref Similarity Check que é uma iniciativa entre iThenticate e Crossref©   para prevenir o plágio acadêmico e profissional. É uma ferramenta de rastreio de plágio disponível, em que verifica e registra as alterações nos artigos. Assim, após a avaliação dos pareceristas duplo-cego, caso o trabalho seja aprovado, o mesmo é verificado no Crossref Similiarity Check antes do resultado final aos autores.

Dossiês abertos em 2021:

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.