Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • A submissão segue as Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos.

  • A submissão contém, além do artigo/ensaio visual/resenha, o documento suplementar.

  • O trabalho passou por revisão profissional de ortografia e regras da ABNT [6023:2018] antes de ser submetido.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências serão informadas quando possível.

  • O texto está espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha; usa uma fonte de 12-pontos; emprega negrito em vez de sublinhado e itálico (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e passou por revisão de linguagem antes de sua submissão.

  • O trabalho trata de resultado, estudo, ensaio ou reflexão de ações que tratem da extensão universitária e sua relação com a pesquisa e o ensino.


  • O trabalho possui no máximo 5 autores, sendo que (a partir de 2019) pelo menos um (a) deve ser mestre ou doutor (a) para Ensaios Visuais ou Resenhas e pelo menos um (a) deve ser doutor (a) para artigos.

  • Cada autor poderá publicar 02 (dois) trabalhos por ano.

  • Todas as submissões para a Revista UFG estão sujeitas a tradução para língua inglesa e espanhola. Após aprovada para publicação, a possibilidade de tradução será avaliada e, em caso positivo, as traduções em línguas estrangeiras será futuramente publicadas. A publicação do artigo em sua língua original tem prioridade e não será afetada por atraso na tradução.
  • As submissões devem seguir o Modelo de artigo designado pela Revista UFG.


  • A Revista UFG não cobra nenhum tipo de taxa em nenhum momento do processo de submissão e segue as diretrizes da licença CC BY.

  • A Revista UFG submete os trabalhos ao software de verificação de plágio.

  • A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado.

Diretrizes para Autores

A Revista UFG publica trabalhos que expressem a relação entre extensão, pesquisa e ensino. O foco da Revista está nas atividades de extensão universitária e cultura como condição para publicação.

A Revista UFG considera a extensão como uma ação realizada junto à comunidade externa à Instituição de Educação Superior pela integração do conhecimento advindo do ensino e da pesquisa, considerando as necessidades do público com o objetivo de interagir e desenvolver a realidade social.

A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista Ad Hoc e de membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de discrepância ou divergência, um terceiro parecerista será consultado. Os textos publicados expressam opiniões, resultados e pressupostos de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Em caso de trabalhos submetidos que não cumprirem as Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos e não incluírem o Documento Suplementar, de acordo com o modelo, o(a) autor(a) principal será comunicado(a) e a submissão será excluída para que os(as) autores(as) possam submeter novamente com as correções cabíveis.

Links:

- Modelo de Documento Suplementar

- Orientações para preenchimento de perfil de autores no ato da submissão de trabalhos

- Termo de Autorização de Uso de Imagem (apenas para trabalhos que incluam imagens)

NORMAS PARA ARTIGOS

O texto poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol. Deverá ser digitado em programa Word for Windows, usando o formato DOC, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha. Configuração de página: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita. Todas as folhas do original devem ser numeradas na margem superior direita.

Os artigos deverão ter um mínimo de 25.000 e um máximo de 40.000 caracteres com espaços, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências.

O título do artigo deve ter, no máximo, 12 palavras, digitado em fonte tipo Times New Roman, CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), em negrito, tamanho 14 na língua original do artigo.

O TRABALHO DEVE APRESENTAR A SEGUINTE ESTRUTURA: título em português; título em inglês; título em espanhol; resumo em português (máximo de 1.000 caracteres com espaços); três a cinco palavras-chave, em ordem alfabética, separadas por ponto; abstract (resumo em inglês); keywords;  resumen (resumo em espanhol); palabras clave, nesta ordem. Exemplo: Palavras-chave: Comunicação. Cultura. Extensão.

Os súbtítulos "Resumo", "Abstract" e "Resumen" devem estar em negrito, seguidos de dois pontos (:) e o texto do resumo. Corpo do texto deve ter alinhamento justificado, fonte tamanho 12, espaçamento simples. Quanto ao conteúdo, deve apresentar o tema geral, o problema situado na comunidade, objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões.

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) devem ter alinhamento centralizado, vir numerados na sequência em que aparecerem e sempre citados no corpo do texto. Exemplo: Tabela 1. Título.; Tabela 2. Título.

Tabelas e quadros devem ter fonte Times New Roman, tamanho 10,  encabeçados por seu respectivo Título, fonte tamanho 10, alinhamento centralizado. O autor do texto deve informar os créditos referentes ao que utilizou no corpo do texto, inserindo a "Fonte", em tamanho 10, alinhamento centralizado. As figuras trarão Título acima e Fonte abaixo da figura.  Para fotografias e imagens será necessário o envio de cessão de direitos autorais e/ou autorização dos indivíduos expostos.

Obs.: quadros possuem apenas textos e tabelas possuem dados numéricos.

Sub-títulos devem vir em negrito e CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo),  alinhamento justificado, fonte Times New Roman tamanho 12.

Não serão aceitas notas explicativas. Porém, abre-se exceção para casos de extrema necesidade, como, por exemplo, em artigos traduzidos para línguas estrangeiras.

Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

NORMAS PARA AS RESENHAS

Editor de texto: Word for Windows, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três cm, margem inferior e margem direita de dois cm e com fonte Times New Roman de corpo 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5.

A extensão da resenha – incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas – não deverá ultrapassar o limite de 10.000 caracteres, incluindo espaços entre palavras.

No início da primeira página da resenha deverá constar título, nome(s) do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.

Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas.

Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

 

NORMAS PARA OS ENSAIOS VISUAIS

De 6 a 15 imagens com texto de apresentação, créditos e legendas: O ensaio deve conter um texto de apresentação (com até 2.500 caracteres), legendas (com no máximo 400 caracteres) e os créditos das imagens (autoria, local e ano de produção). As imagens podem ser fotos, desenhos, ilustrações, colagens ou pinturas. O(a) autor(a) do ensaio visual deve apresentar uma autorização de uso das imagens. O texto deve ser enviado em Word com as imagens inseridas ao longo do mesmo. Porém, as imagens também devem ser enviadas em formato .jpg, .gif ou .png, com 1.2M e 300dpi, nomeadas sequencialmente de acordo com a ordem de exposição da seguinte forma: sobrenome_nome do(a) autor(a)_01 etc.

Todas as citações e referências deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos - ABNT 6023:2018.

Todos os trabalhos deverão passar por revisão profissional ortográfica e para adaptação às regras da ABNT - o nome e os dados do(a) profissional de revisão devem constar no documento suplementar, a ser enviado juntamente com o trabalho no ato da submissão (para baixar o modelo, clique aqui). 

Observação: os trabalhos que possuírem imagens e fotografias devem submeter o trabalho com a inclusão do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM do (a) autor (a) e dos indivíduos que são expostos na imagem/fotografia.

Segue link do TERMO: 

- Termo de Autorização do Uso de Imagem

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  1. Adequação da temática ao escopo da revista:  trata de trabalho que possui relação com a extensão e/ou cultura
  2. Apresentação do Resumo, Abstract e Resumen contendo objetivo, referencial teórico, procedimento metodológico, resultado(s) e palavras-chave.  
  3. Clareza na introdução do trabalho, apresentação do objeto,  dos objetivos e da estrutura do mesmo.
  4. Coerência na estrutura do texto, considerando-se o procedimento teórico-metodológico e o objetivo anunciado.
  5. Consistência teórica e rigor conceitual e argumentativo.
  6. Conclusões finais do que é apresentado nos objetivos e no procedimento teórico-metodológico.
  7. Qualidade da redação e adequação do texto aos padrões da Língua Portuguesa ou na língua escrita do texto.
  8. Indicação das referências conforme as Normas da Revista e da ABNT.
  9. Citação dos autores e das obras elencadas nas referências.
  10. O trabalho possui no máximo 5 autores, sendo que (a partir de 2019) pelo menos um (a) deve ser mestre ou doutor (a) para Ensaios Visuais ou Resenhas e pelo menos um (a) deve ser doutor (a) para artigos ou relatos de experiência.
  11.  A Revista UFG é membro do Crossref Similarity Check que é uma iniciativa entre iThenticate e Crossref©   para prevenir o plágio acadêmico e profissional. É uma ferramenta de rastreio de plágio disponível, em que verifica e registra as alterações nos artigos. Assim, após a avaliação dos pareceristas duplo-cego, caso o trabalho seja aprovado, o mesmo é verificado no Crossref Similiarity Check antes do resultado final aos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.