AS AÇÕES AFIRMATIVAS E SEUS ASPECTOS JURÍDICOS E SOCIAIS: O CASO DAS COTAS PARA AFRO-DESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Eduardo de Souza Barros UCG- Goiás - Brasil
  • Cláudia Correia da Silva Barros UCG - Goiás - Brasil
  • Benedito Furtado Rêgo UCG - Goiás - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v33i2.9887

Palavras-chave:

Ações afirmativas, cotas raciais, igualdade

Resumo

Esta pesquisa aborda as ações afirmativas.Mais especificamente, trata da sistemática de disponibilizaçãode cotas para afro-descendentes nas universidadespúblicas brasileiras, segundo perspectivas jurídicas e sociais.Investigou-se a hipótese de se as ações afirmativasdesse tipo contribuiriam simultaneamente para a diminuiçãodo racismo e das desigualdades sociais entre negrose brancos e se ações afirmativas estão em harmoniacom o princípio da igualdade previsto na ConstituiçãoFederal do Brasil. Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória,privilegiando-se, porém, o aspecto bibliográfico.Os resultados detectados permitem afirmar que as açõesafirmativas de cotas para afro-descendentes nas universidadespúblicas brasileiras estão em harmonia como princípio da igualdade e contribuem para a inclusãosocial do negro no ensino superior público brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo de Souza Barros, UCG- Goiás - Brasil

Advodago, Especialização em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Goiás – UCG. É Advogado.

Cláudia Correia da Silva Barros, UCG - Goiás - Brasil

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Goiás – UCG. Assistente Social e Consultora na área dePolíticas Sociais.

Benedito Furtado Rêgo, UCG - Goiás - Brasil

Psicólogo Graduado pela Universidade Católica de Goiás – UCG. Mestre em Psicologia Clínica pela PontifíciaUniversidade Católica de Campinas – PUCCAMP.

Downloads

Publicado

2010-05-12

Como Citar

BARROS, E. de S.; BARROS, C. C. da S.; RÊGO, B. F. AS AÇÕES AFIRMATIVAS E SEUS ASPECTOS JURÍDICOS E SOCIAIS: O CASO DAS COTAS PARA AFRO-DESCENDENTES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 236/247, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v33i2.9887. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/9887. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos