ALÉM DA CONDENAÇÃO: A AUSÊNCIA DE PRAGMATICIDADE DA AÇÃO CONDENATÓRIA E A BUSCA DA EFICIÊNCIA PROCESSUAL

Autores

  • Jeferson Dytz Marin UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v34i01.9942

Palavras-chave:

AÇÃO CONDENATÓRIA - DIREITO PROCESSUAL - CONDENAÇÃO E DIREITO ROMANO

Resumo

Resumo:

A ação condenatória representa um elemento que contribui para a ausência de efetividade do processo. A necessidade de utilização de um processo posterior, pelo titular da pretensão, milita contra a celeridade processual. Por outro lado, carrega exclusivamente para o autor o ônus processual: o titular de uma pretensão haverá de esperar a condenação para, somente então, ver iniciada a execução, capaz de atingir a realidade e de garantir o efetivo papel do direito processual.

 

Abstract:

The action chatter represents an element that contributes to the lack of effectiveness of the process. The need to use a process later, by the holder of the claim, militates against the speed of the procedure. On the other hand, loads exclusively to the author the procedural burden: the holder of a claim will have to wait the sentencing to, only then, see started running, capable of achieving the reality and ensure the effective role of procedural law.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Dytz Marin, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

JEFERSON DYTZ MARIN. Advogado. Doutorando em Direito – UNISINOS. Mestre em Direito – UNISC. Especialista em Direito Processual – UCS. Professor da gradação e pós-graduação da UCS. Pesquisador CNPQ da UCS .Professor da pós-graduação de diversas instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Sócio e palestrante do IEM – Instituto de Estudos Municipais, ministrando cursos de formação jurídica e aperfeiçoamento nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.Membro do IHJ – Instituto de Hermenêutica Jurídica. Orientador do Curso de Direito da UCS-CARVI. Autor dos livros “Jurisdição e Processo: efetividade e realização das pretensões materiais” (Juruá, 2008)”, “Jurisdição e Processo II: racionalismo, ordinarização e reformas processuais (Juruá, 2009)” e “ISS: aspectos controversos e a tributação bancária (no prelo), bem como de diversos artigos científicos e capítulos de livros.

 

CARLOS ALBERTO LUNELLI. Advogado. Doutor em Direito – UNISINOS (RS). Mestre em Direito – UNSINOS (RS).  Professor do Programa de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul – UCS e outras instituições de Ensino Superior. Procurador-Geral de Município. Membro do IEM. Colaborador da obra “Jurisdição e Processo I: efetividade e realização das pretensões materiais (Juruá, 2008)” e autor de diversos capítulos de livros e artigos científicos.

 

 

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

MARIN, J. D. ALÉM DA CONDENAÇÃO: A AUSÊNCIA DE PRAGMATICIDADE DA AÇÃO CONDENATÓRIA E A BUSCA DA EFICIÊNCIA PROCESSUAL. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 34, n. 01, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v34i01.9942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/9942. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos