Constitucionalismo x Democracia: O Multiculturalismo e as Comunidades Tradicionais

Autores

  • Carlos Frederico Marés de Souza Filho PUCPR
  • Kerlay Lizane Arbos PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v34i01.9898

Palavras-chave:

Constitucionalismo, Democracia, Comunidades Tradicionais, Multiculturalismo

Resumo

Este trabalho visa analisar o surgimento do multiculturalismo como um desafio para as democracias liberais apoiadas na ideia de igualdade. Busca-se um multiculturalismo democrático como política capaz de reconhecer a singularidade de cada cultura, ampliando o diálogo, respeito e aliando-se aos princípios constitucionais de dignidade e de respeito à diversidade cultural. As comunidades tradicionais reivindicam do Estado e da sociedade o reconhecimento de seus direitos. A emergência destas reivindicações de diversos grupos culturalmente diferenciados surge em razão de uma perspectiva universalista insuficiente e incapaz de contemplar as diferentes identidades sociais e realizar um dos fundamentos da democracia, que é o princípio de igualdade para todos. Estes grupos lutam pelo direito de ser diferente, e recusam o ideal do mundo capitalista e burocrático, que impõe padrões de comportamento e valores essencialmente discriminatórios e excludentes. A nossa sociedade é possuidora de vasta diversidade cultural, e a diferença apresenta-se como um componente estrutural da vida social que precisa ser novamente harmonizado com o aspecto multicultural dos povos. Conclui-se, portanto, que a democracia, em que pese diversos problemas existentes, é ainda o campo onde podem ser sustentadas idéias multiculturais, já que é um espaço em que se permite o debate e, conseqüentemente, o aperfeiçoamento de ideais. O valor e a originalidade do trabalho estão relacionados à proposta de radicalizar a democracia, enfatizando-se a necessidade da incorporação das diferenças pelos sistemas democráticos atuais, bem como a necessidade de desmistificar uma pretensa homogeneidade cultural construída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Frederico Marés de Souza Filho, PUCPR

Procurador do Estado do Paraná, Mestre e Doutor em Direito pela UFPR, Professor da graduação e pós-graduação da PUCPR.

Kerlay Lizane Arbos, PUCPR

Advogada, Especialista em Gestão Ambiental pela UFPR, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Direito Econômico e Socioambiental da PUCPR, Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Como Citar

SOUZA FILHO, C. F. M. de; ARBOS, K. L. Constitucionalismo x Democracia: O Multiculturalismo e as Comunidades Tradicionais. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 34, n. 01, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v34i01.9898. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/9898. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos