PERCEPÇÃO CIENTÍFICA DO DIREITO

  • Reis Friede UniverCidade - Rio de Janeiro
Palavras-chave: direito, ciência autônoma, classificação, axiologia

Resumo

O presente artigo analisa, inicialmente, a posiçãomajoritária da doutrina segundo a qual o Direitose constitui em autêntica e genuína ciência autônoma,abordando o conceito de ciência, a classificação bináriadas ciências, bem como outras classificações relativas àsciências, passando, a seguir, à classificação da Ciência doDireito, objetivando extrair os importantes ensinamentosderivados de tal percepção. Posteriormente, passa-se àanálise da axiologia jurídica e projeção comportamentaldo Direito, da tridimensionalidade do Direito, da caracterizaçãoparticular da Ciência do Direito e, por fim, dasespecificidades da Ciência Jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reis Friede, UniverCidade - Rio de Janeiro
Reis Friede, Catedrático, ex-Membro do Ministério Público, Mestre e Doutor em Direito, Professor-Coordenadorda Escola de Pós-Graduação em Direito da UniverCidade e Professor-Coordenador dos Cursos de Graduação emDireito da UniverCidade – Campus Centro e autor de inúmeras obras jurídicas, dentre as quais “Ciência do Direito,Norma, Interpretação e Hermenêutica Jurídica”, 4ª edição, Forense Universitária, 2001, RJ (189 ps.) e “Vícios deCapacidade Subjetiva do Julgador: Do Impedimento e da Suspeição do Magistrado nos Processos Civil, Penal e Trabalhista”,3ª edição, Forense, 2001, RJ (469 ps.).
Publicado
12-05-2010
Como Citar
Friede, R. (2010). PERCEPÇÃO CIENTÍFICA DO DIREITO. Revista Da Faculdade De Direito Da UFG, 33(2), 248/260. https://doi.org/10.5216/rfd.v33i2.9888
Seção
Artigos Científicos