DESTERRITORIALIZAÇÃO DO DIREITO: Voluntarismo Estatal e Esfera Pública Global

Autores

  • Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos UFG- Goiás - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v33i2.9856

Palavras-chave:

Desterritorialização e Reterritorialização do Direito, Giacomo Marramao, Voluntarismo Estatal, Esfera Pública Global

Resumo

Este trabalho apresentou reflexões iniciaisa respeito de contribuições de Giacomo Marramao aoestudo do Direito Internacional, principalmente no queconcerne ao entendimento referente à desterritorializaçãoe reterritorialização do direito, com remissão aos estudosde Deleuze e Guattari acerca desses conceitos. Tambémtraçou paralelos entre a obra do referido filósofo italianoe os estudos sociológicos de Octavio Ianni, mormenteno que se refere à modernidade-mundo. Esboçou, ainda,digressões acerca da atual fase do Direito Internacional,marcada pelas convenções westfallianas e a possível ordempós-hobbesiana, especialmente acerca das normasinternacionais jus cogens, o voluntarismo estatal e a eficáciado Direito Internacional na proteção dos direitos humanos.Por fim, a partir da noção habermasiana de esferapública global, retomou o diálogo com Marramao acercade critérios de universalidade e diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos, UFG- Goiás - Brasil

Mestre em Direito pela UFG, Professor Assistente I da FDUFG e Consultor Jurídico do Ministério do Esporte.1 Professor ordinário de Filosofia Política da Faculdade de Filosofia da Università degli studi di Roma III, Doutor emFilosofia pela Università di Firenze e em Ciências Sociais pela Universidade de Frankfurt. Diretor Científico da FundaçãoBasso-Issoco. Foi professor ordinário da Università Orientale de Napoli de 1976 a 1995.Estudou Filosofia naUniversità di Firenze e Ciências Sociais na Universidade de Frankfurt. Possui diversos livros publicados. Em línguaportuguesa estão traduzidos os livros Céu e Terra: genealogia da secularização. Trad. Guilherme Alberto Gomes deAndrade. São Paulo: Unesp. 1997; Poder e Secularização - As categorias do tempo. Trad. Guilherme Alberto Gomesde Andrade. São Paulo: Unesp, 1995. O político e as transformações. Trad. Guilherme Alberto Gomes de Andrade.

Downloads

Publicado

2010-05-11

Como Citar

CAMARGOS, W. V. de M. DESTERRITORIALIZAÇÃO DO DIREITO: Voluntarismo Estatal e Esfera Pública Global. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 24/34, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v33i2.9856. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/9856. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos