JUSTIÇA E SOCIABILIDADE VIOLENTA: O IMPACTO DOS MECANISMOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES INTER-PESSOAIS

Autores

  • Moema Dutra Freire UnB- DF - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v33i1.9796

Palavras-chave:

violência, justiça, conflitos, políticas públicas

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre onovo padrão de sociabilidade presente no contextobrasileiro, no qual a força é percebida como uma dasformas principais de resolução de conflitos. Nessecontexto, é realizada uma análise do papel do Estado naadministração de conflitos, destacando-se que os padrõesde funcionamento dos mecanismos institucionaisde administração da justiça podem ter importantesreflexos na adoção da força como forma de solução decontrovérsias. Por fim, é examinado o papel das políticaspúblicas com estratégia de implementação centradas naparceria Estado-comunidade, principalmente aquelascom foco na resolução comunitária de conflitos, para aprevenção à violência e para a transformação dessa novaforma de sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moema Dutra Freire, UnB- DF - Brasil

Especialista em Desenvolvimento Humano, Mestre em Ciência Política e Doutoranda em Sociologia pela Universidadede Brasília

Downloads

Publicado

2010-05-06

Como Citar

FREIRE, M. D. JUSTIÇA E SOCIABILIDADE VIOLENTA: O IMPACTO DOS MECANISMOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS NAS RELAÇÕES INTER-PESSOAIS. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 37/46, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v33i1.9796. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/9796. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos