OS CONTORNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO ÂMBITO DO SISTEMA JURÍDICO MULTILATERAL DE COMÉRCIO

THE SHAPE OF FOOD SECURITY UNDER THE MULTILATERAL TRADING LEGAL SYSTEM

Autores

  • Mariagrazia Alabrese

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v43.60125

Resumo

Apesar do grande esforço da comunidade internacional, a falta de segurança alimentar persiste e piorou nos últimos anos. Entre os múltiplos elementos que podem afetar a segurança alimentar, o comércio na agricultura desempenha um papel significativo em termos positivos e negativos. Considerando a segurança alimentar no sistema multilateral de comércio, uma das questões mais importantes é o próprio conceito de segurança alimentar adotado pelas partes negociadoras. Esse conceito corresponde à definição mais utilizada a nível internacional, ou seja, a definição da FAO? O fórum da Organização Mundial do Comércio apresentou uma noção clara e consistente de segurança alimentar? Este artigo discute o conceito de segurança alimentar proveniente do sistema legal da OMC, examinando as regras do Acordo sobre Agricultura relevante e levando em conta o atual processo de reforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariagrazia Alabrese

Scuola Superiore Sant'Anna, DIRPOLIS (Cdg Lab), Faculty Member. Studies Agricultural Law, International Trade, and Food Law.

Downloads

Publicado

25-03-2020

Como Citar

Alabrese, M. (2020). OS CONTORNOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO ÂMBITO DO SISTEMA JURÍDICO MULTILATERAL DE COMÉRCIO: THE SHAPE OF FOOD SECURITY UNDER THE MULTILATERAL TRADING LEGAL SYSTEM. Revista Da Faculdade De Direito Da UFG, 43. https://doi.org/10.5216/rfd.v43.60125

Edição

Seção

Artigos Científicos