SOBRE O USO DA MISÉRIA HISTORIOGRÁFICA E A RELEVÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA NA APLICAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO

ABOUT THE USES OF THE HISTORIOGRAPHIC MISERY AND THE RELEVANCE OF HISTORICAL RESEARCH IN THE APPLICATION OF LABOR LAW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v43.58361

Resumo

O presente artigo discute a importância da história do Direito do Trabalho para a aplicação de suas normas pelo Poder Judiciário. Pretende, ao evidenciar (i) a carência de estudos historiográficos juslaborais, (ii) a mistificação dos processos históricos que levaram à formação do Direito do Trabalho no país, sobretudo (iii) pela formação da narrativa oficial da outorga de direitos e (iv) ao se imputar a alcunha de “fascista” à legislação laboral, colaborar com a discussão teórico-crítica acerca da historiografia da matéria, com vistas a promover uma leitura de totalidade acerca da atual conjuntura e do papel da Justiça do Trabalho no fomento da proteção jurídica das trabalhadoras e trabalhadores, fortalecendo seu telos original e contraditório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Seferian, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (DIT-UFMG). Doutor em Direito do Trabalho pela FDUSP (2017), orientado por Jorge Luiz Souto Maior, sendo a tese aprovada com louvor e distinção. Titulou-se na mesma instituição mestre em Direito do Trabalho (2012, aprovado com louvor) e bacharel em Direito (2008).Pesquisador convidado, em sede de pós-doutorado, do CéSor/EHESS/CNRS, sob supervisão de Michael Löwy (2018). Pesquisador-líder do GPTC-USP, membro da RENAPEDTS. Membro do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais - IPDMS.

Downloads

Publicado

23-04-2020

Como Citar

Seferian, G. (2020). SOBRE O USO DA MISÉRIA HISTORIOGRÁFICA E A RELEVÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA NA APLICAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO: ABOUT THE USES OF THE HISTORIOGRAPHIC MISERY AND THE RELEVANCE OF HISTORICAL RESEARCH IN THE APPLICATION OF LABOR LAW. Revista Da Faculdade De Direito Da UFG, 43. https://doi.org/10.5216/rfd.v43.58361

Edição

Seção

Artigos Científicos