GLOBALIZAÇÃO E SOBERANIA: A EXCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS ESTRANGEIROS PELO ESTADO

Autores

  • Marco Aurélio Pieri Zeferino UNAERP
  • Juventino de Castro Aguado UNAERP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v38i01.33963

Palavras-chave:

Globalização. Soberania. Dignidade da pessoa humana.

Resumo

Atualmente, com a crise econômica enfrentada por países outrora dominantes, vislumbramos o ressurgimento de ideários estamentais de sobreposição e valorização da soberania nacional frente à crescente movimentação de massas humanas sulistas rumo ao norte da linha equatorial. Trata-se de uma resultante da própria globalização, tendendo à internacionalização social, econômica e cultural, possibilitando um maior fluxo de pessoas. Desta forma, as heterogeneidades e particularidades de cada povo vão se perdendo frente à unificação global, proposta pela “inserção” ou “integração” ideológica presente no conceito de globalização. Na história contemporânea, um grande problema para a efetivação internacional dos direitos humanos reside na soberania e intervenções dos Estados praticadas em arrepio aos princípios humanitários, acrescendo-se a nefasta atuação do poder econômico transnacional, denominada geopoliticamente de “globalização econômica hegemônica”. Assim sendo, supramencionada globalização está assente na ideologia monopolista jurídica e científica conferida por alguns países, os quais aliam tecnologia, ciência e capitais como instrumentos de uma nova forma colonial, resultando em uma revolução técnico-científica unilateral e vertical, opondo dominantes e dominados, submetendo-os à prevalência da crença cultural de superioridade científica ocidental, daí excludente, um real eurocentrismo científico monopolista, acrescido ao monopólio estadunidense. Curiosamente, a dominação via globalização cria um neocolonialismo às avessas, visto que milhões de migrantes se dirigem anualmente para o continente europeu, forçando integrações e ocupações que demandam a relativização dos ordenamentos jurídicos internos via princípios e instrumentos presentes no Direito Internacional dos Direitos Humanos, tendentes à persecução de seu finalismo axiológico consubstanciado na defesa da dignidade da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Pieri Zeferino, UNAERP

Bolsista pela CAPES. Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Especialista em Gestão Jurídica da Empresa pela Unesp –Franca. Advogado.

Juventino de Castro Aguado, UNAERP

Professor do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Unaerp/Ribeirão Preto, mestre em Sociologia Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, pós-doutor pela Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

ZEFERINO, M. A. P.; DE CASTRO AGUADO, J. GLOBALIZAÇÃO E SOBERANIA: A EXCLUSÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS ESTRANGEIROS PELO ESTADO. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 38, n. 01, p. 92–118, 2014. DOI: 10.5216/rfd.v38i01.33963. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/33963. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos