O DIREITO DE PROPRIEDADE RESSIGNIFICADO POR QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU: A ATUALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO USO COMUM DE RECURSOS EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL

Autores

  • Pedro Sergio Vieira Martins Universidade Federal do Pará
  • Noemi Sakiara Miyasaka Porro UFPA
  • Joaquim Shiraishi Neto UFMA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v38i2.33806

Palavras-chave:

Uso comum de recursos, propriedade, direito, quebradeiras de coco babaçu, comunidade tradicional.

Resumo

A despeito das previsões da extinção dos recursos de uso comum e do domínio da propriedade privada no desenvolvimento da Amazônia, situações emblemáticas de ressignificação da noção de propriedade privada emergem de comunidades tradicionais que superaram violentos conflitos agrários nos anos 80 e 90. Neste estudo de caso sobre Centrinho do Acrísio, uma comunidade tradicional referida a quebradeiras de coco babaçu no município de Lago do Junco, Maranhão, identificamos a vitalidade de formas de uso comum de terras, babaçuais e capoeiras. Descrevendo práticas agrícolas, extrativas e de construção de moradia, analisamos, sob a perspectiva da comunidade, a relação entre regras locais de uso comum e o direito de propriedade. Através de pesquisa-ação de cunho jurídico-antropológico, verificamos que unidades familiares de Centrinho do Acrísio, no auge do conflito, acionaram o instrumento da propriedade privada, registrando áreas de domínio familiar em cartório de registro de imóveis. A compra, possibilitada pelo apoio da Igreja Católica, representou a segurança jurídica frente a terceiros na época e a transmissão de herança no presente. Porém, limitações no gozo integral do bem imóvel, apesar de formalmente definido como propriedade, indicam uma ressignificação dessa noção, devido a regras de uso comum tradicionalmente estabelecidas e renovadas oral ou estatutariamente, nessa comunidade tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Sergio Vieira Martins, Universidade Federal do Pará

Mestre em Agricultura familiar e Desenvolvimento Sustentável para UFPA. Graduao em Direito pela UFPA

Noemi Sakiara Miyasaka Porro, UFPA

Professora Efetiva do Nucleo de Ciências Agrárias e desenvolvimento Rural da UFPA. Doutora em Antropologia Social pela University of Florida. Mestre em Conservação tropical pela University of Florida

Joaquim Shiraishi Neto, UFMA

Professor visitante da UFMA. Doutor em Direito pela Universidade federal do Paraná. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFPA.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

MARTINS, P. S. V.; SAKIARA MIYASAKA PORRO, N.; SHIRAISHI NETO, J. O DIREITO DE PROPRIEDADE RESSIGNIFICADO POR QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU: A ATUALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO USO COMUM DE RECURSOS EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 241–267, 2014. DOI: 10.5216/rfd.v38i2.33806. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/33806. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos