Justiça, Educação e Epistemologia Políticas

Autores

  • João da Cruz Gonçalves Neto Universidade Federal de Goiás
  • Cristiane Derani Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v36i2.31375

Palavras-chave:

Teoria da justiça, epistemologia política, educação política, justiça cognitiva.

Resumo

Neste artigo desenvolvem-se algumas hipóteses problemáticas no interior de um projeto de epistemologia política, todas comprometidas com o esforço de constituição de um modelo cognitivo de nossa estrutura política atual a partir da teoria da justiça de John Rawls. Essas hipóteses, reconhecidamente preliminares, se situam em torno da possibilidade de constituição de um sujeito político, da possibilidade de descrição da atualidade política, de como caracterizar o que chamamos de justiça cognitiva e de como conceber um modelo de cultura política pensado no interior de um projeto pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João da Cruz Gonçalves Neto, Universidade Federal de Goiás

Pós doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em filosofia e direito pela UFG. Mestre em filosofia pela UFG e doutor em filosofia (teorias da justiça) pela PUCRS. Atualmente é professor Adjunto II na faculdade de direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador do programa de mestrado em direito agrário (PMDA/UFG).

Cristiane Derani, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1996). Estudos de doutorado (bolsa CNpq) na J.W.Goethe Universitaet, Frankfurt. Pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris. Livre-docente pela Universidade de São Paulo. Foi professora associada da Universidade de São Paulo, professora titular do mestrado em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas, professora do Mestrado da Universidade Católica de Santos, professora convidada da universidade Pablo d´Olavide, Sevilha. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Dirige o grupo de pesquisa Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no direito Internacional.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

GONÇALVES NETO, J. da C.; DERANI, C. Justiça, Educação e Epistemologia Políticas. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 13–34, 2012. DOI: 10.5216/rfd.v36i2.31375. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/31375. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos