RAÍZES LATINAS: TEOLOGIA SECULAR E FORMAÇÃO IMPERIAL OCIDENTAL

Autores

  • Peter Fitzpatrick University of London

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v37i01.30871

Palavras-chave:

Direito internacional, História do Direito, Esquecimento, Imperialismo, Povos Indígenas

Resumo

O esquecimento de época aqui tratado é um esquecimento – uma não-lembrança, para usar a desajeitada, mas precisa palavra – das dimensões deificadas do imperialismo moderno. Mais especificamente, o modelo desse imperialismo se encontra em uma ofensiva teológica nos ensinos de Francisco Vitória sobre a colonização espanhola do continente americano. Tem-se descoberto que a coerência e a continuidade desse modelo em sua apresentação “secular” dependem da adoção operativa, mas esquecimento sustentado por esse teológico. Então, a modo de conclusão, esta combinação de adoção e esquecimento se estende ao afeto imperialista na formação política ocidental. Em primeiro lugar, contudo e como requisito essencial, deve-se dizer algo sobre a variedade da história que esta empresa supõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peter Fitzpatrick, University of London

Atualmente é professor de Direito em Birkbeck, Universidade de Londres e professor honorário de Direito na Universidade de Kent.

Lecionou em universidades na Europa, América do Norte e em Papua Nova Guiné, e publicou livros sobre filosofia do direito, direito e teoria social, direito e racismo e imperialismo, os mais recentes sendo Law as Resistance: Modernism, Imperialism, Legalism (Ashgate, 2008) e, com Ben Golder, Foucault’s Law (Routledge, 2009). Fora da academia, esteve na prática legal internacional e também atuou no escritório do primeiro-ministro de Papua Nova Guiné por alguns anos.

Downloads

Publicado

2013-01-29

Como Citar

FITZPATRICK, P. RAÍZES LATINAS: TEOLOGIA SECULAR E FORMAÇÃO IMPERIAL OCIDENTAL. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 37, n. 01, p. 13–23, 2013. DOI: 10.5216/rfd.v37i01.30871. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/30871. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos