Justiça Constitucional e Contra Cultura Judicial

Autores

  • Rosembert Ariza Santamaría Universidad Nacional

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v37i2.30613

Palavras-chave:

Constituição, sujeito coletivo, direitos coletivos

Resumo

A partir da análise de algumas das sentenças paradigmáticas em temas como jurisdição indígena, consulta prévia, liberdade de culto, e o tratamento que a Corte dá a temas como a saúde, a educação e o direito à água potável, se procura estabelecer a tendência que a Corte tem fixado na matéria do direito dos povos indígenas; e se realiza uma análise desde a cultura judicial ao papel que os juízes de instância julgam no seguimento de precedentes de sentenças em matérias de direitos dos povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosembert Ariza Santamaría, Universidad Nacional

Abogado, Doctor en Sociología Jurídica, Docente Investigador Universidad Nacional, Universidad Santo Tomás, Experto en derechos humanos y administración de Justicia, Miembro de PRUJULA, RELAJU, y de la red de constitucionalismo democrático de américa latina.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

SANTAMARÍA, R. A. Justiça Constitucional e Contra Cultura Judicial. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 13–34, 2014. DOI: 10.5216/rfd.v37i2.30613. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/30613. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos