Desenvolvimento Sustentável: outra Babel?

Autores

  • Vilma de Fátima Machado Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v37i2.30125

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Sustentabilidade, Emancipação.

Resumo

O objetivo do artigo é colocar em discussão os elementos centrais que articulam um construto social chamado Desenvolvimento Sustentável enquanto portador da promessa de conciliar desenvolvimento e consumo de recursos ambientais de forma a garantir de forma a contínua os meios de satisfação para recriadas necessidades. O Desenvolvimento Sustentável enseja uma espécie de atualização da promessa fundante da modernidade, qual seja a conquista da felicidade via o desenvolvimento, agora centrada no uso racional dos recursos ambientais uma vez que a emergência da questão ambiental havia sinalizado limites para concretização daquela promessa. Tomando como referencia mitologia bíblica da construção da Torre de Babel, pretende-se analisar os elementos constitutivos das contradições que deram lugar a atualização daquela promessa de felicidade e os limites dos meios que se apresentam como adequados ao seu cumprimento. A atualidade da promessa que moveu a elevação da mítica Torre de Babel pode nos ajudar a refletir sobre como movimentamos no interior do canteiro de obras que ainda está em operação na construção da Babel contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma de Fátima Machado, Universidade Federal de Goiás

Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em história das Sociedades Agrárias pela Mesma instituição e Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás, sendo do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário. Desenvolve atividades no Núcleo de Direitos Humanos/UFG relativas a projetos de pesquisa e extensão articulados com temática de desenvolvimento, direitoshumanos e cidadania.

Downloads

Publicado

2013-12-29

Como Citar

DE FÁTIMA MACHADO, V. Desenvolvimento Sustentável: outra Babel?. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 125–159, 2013. DOI: 10.5216/rfd.v37i2.30125. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/30125. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos