Uma Relação Rica e Controversa: Considerações Sobre Ronald Dworkin, os Positivistas e a Interpretação Jurídica

Autores

  • Leonardo Monteiro Crespo de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v37i2.23933

Palavras-chave:

Interpretação Jurídica, Decisão Jurídica, Dworkin

Resumo

O presente artigo busca contrapor alguns posicionamentos teóricos sustentados por Ronald Dworkin com certas considerações de autores que se identificam com a proposta teórica do positivismo jurídico. Passando pelo argumento do aguilhão semântico até a relação entre o Direito e a moral, observaremos como várias das nossas noções elementares sobre a prática jurídica podem ser bastante controversas. Os embates também tiveram papel pertinente na reformulação da interpretação jurídica: esta passa a integrar o centro das preocupações do jurista, seja ele praticante ou teórico. Antes relegada a uma atividade cuja presença só era notável diante dos casos em que a letra da lei era insuficiente para se chegar a uma conclusão satisfatória, agora a interpretação passa a abranger todo o Direito, nos fazendo repensar não apenas a dinâmica da decisão jurídica como também quais são os seus principais problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Monteiro Crespo de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE. Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas Barros Melo/FIBAM. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Como Citar

MONTEIRO CRESPO DE ALMEIDA, L. Uma Relação Rica e Controversa: Considerações Sobre Ronald Dworkin, os Positivistas e a Interpretação Jurídica. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 62–85, 2014. DOI: 10.5216/rfd.v37i2.23933. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/23933. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos