CONSTITUIÇÃO, TEMPO E NARRATIVA: DA CRISE DA ACELERAÇÃO DAS MUDANÇAS NORMATIVAS AO SEU ENFRENTAMENTO

Autores

  • Ernane Salles da Costa Junior

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v36i01.17492

Palavras-chave:

Constituição, Narrativa, Tempo e Direito

Resumo

O presente artigo procurou investigar a dimensão temporal e narrativa das Constituições, tendo como fundamento uma leitura da teoria narrativa e política de Paul Ricoeur. Nesse caminho, aponta-se para a necessidade de se pensar as mudanças normativas dentro da história de uma comunidade política, inserindo-as numa trama jurídico-narrativa que liga passado, presente e futuro. Visa-se, com isso, fundamentar uma crítica consistente e embasada em relação à aceleração desenfreada dos ritmos das transformações das normas jurídicas, tão comum nos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernane Salles da Costa Junior

Mestre em Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com a distinção "magna cum laude". Foi bolsista do CNPq no mestrado pela mesma instituição. Atualmente é professor de "Filosofia do Direito", de "Ética, Política e Sociedade" e "Teoria da Constituição"Constituição, tempo e narrativa: da crise da aceleração das mudanças normativas ao seu enfrentamentona Faculdade Pitágoras.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

SALLES DA COSTA JUNIOR, E. CONSTITUIÇÃO, TEMPO E NARRATIVA: DA CRISE DA ACELERAÇÃO DAS MUDANÇAS NORMATIVAS AO SEU ENFRENTAMENTO. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 36, n. 01, p. 109–142, 2012. DOI: 10.5216/rfd.v36i01.17492. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/17492. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos