A Justiça Social como princípio essencial à transição da Sociedade Civil para o Estado Ético

Autores

  • Ricardo Padovini Pleti Faculdade de Direito Prof. Jacy de Assis da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v36i2.16129

Palavras-chave:

Filosofia do Direito

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar que é essencial respeitar o princípio da justiça social para que ocorra a transição da sociedade civil para o Estado Ético, segundo a filosofia de Hegel. Portanto, a liberdade só atinge sua plena realização quando a igualdade é assegurada. E isso somente pode ocorrer quando a dignidade é garantida a todos, tornando-se imprescindível, para atingir esse resultado, erradicar a pobreza e oferecer idênticas oportunidades a cada um dos cidadãos. Enquanto os filósofos da época analisaram a estrutura do Estado Liberal, Hegel foi além, ao vislumbrar a ordem jurídica, associada à administração e ao governo segundo as leis, como mecanismo para que o Espírito alcançasse a liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Padovini Pleti, Faculdade de Direito Prof. Jacy de Assis da Universidade Federal de Uberlândia

Professor Efetivo de Direito Empresarial da Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis", da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

PADOVINI PLETI, R. A Justiça Social como princípio essencial à transição da Sociedade Civil para o Estado Ético. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 54–68, 2012. DOI: 10.5216/rfd.v36i2.16129. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/16129. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos