A ASSESSORIA JURIDÍCA POPULAR COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM FACE DA CRISE DO ESTADO

Autores

  • CARLA MIRANDA UFG
  • ERIKA MACEDO MOREIRA UFG
  • ROGERIO FERNANDES ROCHA UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rfd.v32i2.12137

Palavras-chave:

Educação Popular, Assessoria Jurídica Popular, Crise do Estado.

Resumo

Este artigo apresenta o projeto, Promotoras Legais Populares, que é uma pesquisa extensionista realizada pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) da Faculdade de Direito da UFG e em diálogo com os grupos do Movimento Sem-Teto do bairro Grajaú em Goiânia. Este tipo de assessoria surge da necessidade que as comunidades economicamente excluídas apresentam face à crise atual do Estado neoliberal, na sua incapacidade de incluir os cidadãos em suas múltiplas dimensões, aqui, analisamos este movimento no contexto das especificidades da América Latina. Problematizamos a postura das universidades públicas brasileiras, que, como parte do Estado, também não conseguem assumir seu papel de produtora de conhecimento libertador para a sociedade, mas ficam presas em seus muros medievais de bloqueio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARLA MIRANDA, UFG

Mestranda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Membro do NAJUP-GO (Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular de Goiás) e do Cerrado Assessoria Popular.

ERIKA MACEDO MOREIRA, UFG

Mestre em Ciências Jurídicas e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense, secretária geral do Cerrado, coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Jussara, professora de sociologia do crime da pós-graduação lato sensu em criminologia da UFG e professora convidada do NAJUP para coordenar o Grupo de Estudos em Epistemologia da Faculdade de Direito.

ROGERIO FERNANDES ROCHA, UFG

Pesquisador em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Ex-bolsista do projeto Promotoras Legais Populares da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, pesquisador do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica PIVIC/CNPq, Relações Públicas do Centro Acadêmico XI de Maio (CAXIM) gestão 2007/2007 e membro do NAJUP-GO.

Downloads

Publicado

2010-10-15

Como Citar

MIRANDA, C.; MOREIRA, E. M.; ROCHA, R. F. A ASSESSORIA JURIDÍCA POPULAR COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM FACE DA CRISE DO ESTADO. Revista da Faculdade de Direito da UFG, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 39/52, 2010. DOI: 10.5216/rfd.v32i2.12137. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revfd/article/view/12137. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos