O PAPEL DO POLÍTICO JURÍDICO COMO OPERADOR DO DIREITO NO ÂMBITO DA JUSTIÇA SOCIAL

  • ALVARO BORGES DE OLIVEIRA UFG
  • JANAINA DE CASTRO UFG
Palavras-chave: Política Jurídica, Direito, Justiça Social, Ética.

Resumo

O presente artigo aborda conceito de justiça social, com enfoque nos seus deveres, adequações e alteridade. A Política Jurídica procuras novos caminhos para a solução das crises entre o Direito e a Ética, ou seja entre o direito vigente e o direito justo. A missão do político-jurídico é muito específico, com o apoio nos fundamentos axiológicos, irá desta forma trabalhar com as escolhas que conduzem ao conteúdo das normas desejáveis. A História, a Economia Política e a Sociologia, devem analisar os elementos da vida social para que sejam identificadas alternativas visando as importantes escolhas. Se faz necessário também, popor um conteúdo de normas referentes aos fenômenos estudados, balizando sempre essas escolhas em juízo de valor. Desta forma, teríamos um trabalho de constante busca de normas mais justas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALVARO BORGES DE OLIVEIRA, UFG
Mestre em Direito; Graduado em Ciência da Computação; Mestre e Doutor em Engenharia de Produção; Professor da Graduação das disciplinas: de Direito das Coisas e Informática Jurídica, na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Professor do Mestrado da disciplina Informática, Propriedade e Transnacionalidade, no Curso de Pós-Graduação em Ciência Jurídica – CPCJ/UNIVALI.
JANAINA DE CASTRO, UFG
Advogada, Mestranda em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, na área de concentração fundamentos do Direito Positivo.
Publicado
14-10-2010
Como Citar
OLIVEIRA, A., & CASTRO, J. (2010). O PAPEL DO POLÍTICO JURÍDICO COMO OPERADOR DO DIREITO NO ÂMBITO DA JUSTIÇA SOCIAL. Revista Da Faculdade De Direito Da UFG, 32(1), 227/233. https://doi.org/10.5216/rfd.v32i1.12127
Seção
Artigos Científicos