AS TEORIAS DA POSSE E DA PROPRIEDADE E O CAMPO JURÍDICO SOB CONFLITO

  • Roberto Efrem Filho Universidade Federal da Paraíba
  • André Luiz Barreto Azevedo Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: sociologia, campo jurídico, propriedade, posse, direitos humanos.

Resumo

Este artigo objetiva expor reflexões acerca dos discursos sobre a “propriedade” e a “posse” circulantes no campo jurídico, seja na prática forense das decisões dos tribunais, seja na formação acadêmica das faculdades ou nos manuais jurídicos. Seus autores discutem tanto as concepções liberais vinculadas ao lócus de dominância material e simbólica ocupado por membros desse campo como os argumentos utilizados na assessoria jurídica popular, oriundos de setores progressistas do mesmo campo, discutindo a persistência de uma crença exacerbada no direito e nos direitos humanos. Para tanto, parte-se de referenciais teóricos pertencentes ao campo da sociologia, como é o caso de Pierre Bourdieu, do direito civil e dos direitos humanos. Discute-se, portanto, no primeiro capítulo, a compreensão marxiana sobre a propriedade e a sua relação com o Estado e os direitos humanos, a partir do texto “A Questão judaica”, ressaltando as estratégias de internalização da propriedade nos sujeitos como dado óbvio da realidade material; no segundo capitulo, debate-se as contribuições de Ihering para a sustentação das teses hegemônicas da conceituação de “posse” e “propriedade”, evidenciando as contradições da preleção liberal constantes nessas contribuições; volta-se, no terceiro item, para os argumentos atinentes à prática da assessoria jurídica popular, os quais envolvem elementos como a função social da posse, os princípios constitucionais e os direitos sociais; na quarta parte, por fim, realiza-se a autocrítica referente à possível reafirmação, por parte daqueles setores progressistas, de uma crença messiânica no direito e em suas categorias e classificações hegemônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Efrem Filho, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Conselheiro da Terra de Direitos - Organização de Direitos Humanos.

André Luiz Barreto Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco
Acadêmico do curso de direito da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do PIBIC/CNPQ. Membro do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular - Direito nas Ruas. Estagiário da Terra de Direitos - Organização de Direitos Humanos.
Publicado
31-12-2010
Como Citar
Efrem Filho, R., & Barreto Azevedo, A. (2010). AS TEORIAS DA POSSE E DA PROPRIEDADE E O CAMPO JURÍDICO SOB CONFLITO. Revista Da Faculdade De Direito Da UFG, 34(02). https://doi.org/10.5216/rfd.v34i02.10025
Seção
Artigos Científicos