AS MODERNAS SENZALAS E OS SUJEITOS DA SUBALTERNIDADE EM NEGRINHA DE MONTEIRO LOBATO COM UM BREVE COTEJO SOBRE O PL Nº 213 DE 2003 (SUSTITUTIVO)

  • Martinho Olavo Gonçalves e Silva Faculdade Juazeiro do Norte - FJN
  • Edson Soares Martins URCA - Universidade Regional do Cariri
Palavras-chave: Subalternização, Monteiro Lobato, Negrinha, Modernas Senzalas, direito e literatura.

Resumo

No estudo aqui empreendido, partimos dos modelos críticos e dos procedimentos teórico-metodológicos da abordagem que vincula literatura e sociedade, realçando a subalternização como marco teórico. Esse enfoque é fruto de nossas pesquisas no Núcleo de Teoria Literária – NETLI, na Universidade Regional do Cariri – URCA. Pretendemos, nestas linhas, analisar esteticamente a realidade social partindo do pressuposto de que na literatura ocorre “um fenômeno que se poderia chamar de formalização ou redução estrutural dos dados externos”, como teorizou Antonio CANDIDO (1970). O objeto sobre o qual lançamos luzes é o conto Negrinha de Monteiro Lobato. Partindo da construção do conceito de subalternidade, investigaremos o relacionamento entre a condição do negro no período escravagista, enquanto coisa, e a sua condição hodierna, enquanto “gente”. Outrossim, examinaremos tal conexão mediante a interferência da moralidade burguesa e, por conseguinte, refletiremos sobre quais os lugares ocupados prioritariamente pelos negros em nossa sociedade após 122 anos da edição da Lei áurea. Ademais, faremos um breve cotejo em alguns pequenos avanços contidos no Projeto de Lei do Senado Nº 213, de 2003 (substitutivo) de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martinho Olavo Gonçalves e Silva, Faculdade Juazeiro do Norte - FJN
Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA, desenvolve atividades de pesquisa no Núcleo de Estudos de Teoria Literária, vinculado ao projeto Adoráveis Indesejados: os sujeitos da subalternidade em Negrinha e Urupês de Monteiro Lobato. Atualmente, especializa-se em Direito e Política da Infância e Juventude na Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Direito da Criança e do Adolescente e Direito Previdenciário.
Edson Soares Martins, URCA - Universidade Regional do Cariri
possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e cursa, atualmente, o doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto (NÍVEL J) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, narrativa moderna e contemporânea (Clarice Lispector e Osman Lins) e psicanálise.
Publicado
31-12-2010
Como Citar
Gonçalves e Silva, M., & Martins, E. (2010). AS MODERNAS SENZALAS E OS SUJEITOS DA SUBALTERNIDADE EM NEGRINHA DE MONTEIRO LOBATO COM UM BREVE COTEJO SOBRE O PL Nº 213 DE 2003 (SUSTITUTIVO). Revista Da Faculdade De Direito Da UFG, 34(02). https://doi.org/10.5216/rfd.v34i02.10023
Seção
Artigos Científicos