PERCEPÇÃO DE CIDADÃOS DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE EM RELAÇÃO AO USO DA BICICLETA COMO MODO DE TRANSPORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v13i1.44509

Resumo

RESUMO: As cidades de porte médio no Brasil têm ocupado posição de destaque nos últimos anos. Porém, estas cidades têm seguido o mesmo caminho das cidades brasileiras mais populosas e negligenciado aspectos que garantam à manutenção das condições que favorecem investimentos públicos e principalmente privados. Em relação aos sistemas de transporte e logística, cada vez mais as cidades de porte médio têm se tornado dependente do uso do automóvel e evitado políticas de incentivo à mobilidade urbana sustentável. Desta forma, entender a percepção dos usuários dos sistemas de transporte urbano é fundamental para traçar medidas de incentivo para modos alternativos de viagens urbanas. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise da percepção dos usuários quanto aos modos de deslocamento urbano, principalmente a bicicleta e medidas específicas de incentivo ao uso deste modo não motorizado. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com um questionário impresso. As respostas possibilitaram obter a opinião sobre o uso da bicicleta como modo de transporte, caracterizar o perfil socioeconômico dos entrevistados e simular um cenário em relação ao uso da bicicleta. Para o caso específico deste estudo ficou evidente que os entrevistados são favoráveis ao uso da bicicleta e uma parcela está disposta a usar o ciclismo desde que sejam implantadas medidas de incentivo. ABSTRACT: The medium-sized cities in Brazil have occupied a prominent position in the last years. However, these cities have followed the same path of the most populous Brazilian cities and have neglected aspects that guarantee the maintenance of the conditions that favor public and private investments. Regarding transport and logistics systems, more and more medium-sized cities have become dependent on the use of the car and have avoided policies to encourage sustainable urban mobility. In this way, understanding the users' perception of urban transport systems is fundamental to outline incentive measures for alternative modes of urban travel. The objective of this study is to present an analysis of the perception of the users regarding urban displacement modes, especially the bicycle and specific measures to encourage the use of this non-motorized mode. The research was conducted through interviews with a printed questionnaire. The answers made it possible to obtain the opinion about the use of the bicycle as a mode of transportation, characterize the socioeconomic profile of the interviewees and simulate a scenario regarding the use of the bicycle. For the specific case of this study it was evident that the interviewees are favorable to the use of the bicycle and a portion is willing to use the bicycle provided that incentive measures are implemented.

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Biografia do Autor

Mariana Grade Ricieri, Universidade Estadual de Londrina

É estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem atuado como bolsista de iniciação científica desde o ano de 2015 na área de Engenharia de Transportes, no seguinte tema: transportes não motorizados.

Heliana Barbosa Fontenele, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Civil na Área de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2001) e doutorado em Ciências na Área de Infraestrutura em Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Infraestrutura de Transportes, com ênfase em Gerência de Pavimentos e Gestão ambiental de estradas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de pavimentos flexíveis e de estradas de terra, desempenho de pavimentos e desempenho ambiental rodoviário.

Carlos Alberto Prado da Silva Junior, Universidade Estadual de Londrina

É professor adjunto do Departamento de Construção Civil (DCCi) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua no curso de graduação em Engenharia Civil e no programa de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Civil. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Engenharia de Transportes, nos seguintes temas: gerência de pavimentos rodoviários; análise de sistemas de transportes e ensino-aprendizagem em engenharia. É Doutor em Ciências pelo programa de Engenharia de Transportes (Área de Concentração: Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2017-03-29

Como Citar

RICIERI, M. G.; FONTENELE, H. B.; DA SILVA JUNIOR, C. A. P. PERCEPÇÃO DE CIDADÃOS DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE EM RELAÇÃO AO USO DA BICICLETA COMO MODO DE TRANSPORTE. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 13, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/reec.v13i1.44509. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/44509. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Transportes