ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ATUALIZAÇÃO DA ABNT NBR 9062 NO DIMENSIONAMENTO DE CÁLICES EXTERNOS DE FUNDAÇÕES SUBMETIDAS A AÇÕES DE PEQUENA EXCENTRICIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v16i1.53454

Resumo

Ligações entre pilares e fundações por meio de cálice são as mais utilizadas no Brasil por possuir facilidade na montagem e boa capacidade de transmissão de força normal, bem como, momento fletor. Tal ligação consiste em se embutir uma parte do pilar no elemento de fundação de modo que os esforços provenientes do pilar pré-moldado sejam transferidos para o colarinho do cálice e para a base. Sendo assim, neste artigo foi feito um estudo comparativo entre o dimensionamento do colarinho de um cálice externo proposto pela ABNT NBR 9062:2006 e pela atualização da referida norma, a ABNT NBR 9062:2017. Tal comparação foi realizada por meio do dimensionamento de cálices com interface lisa, rugosa e com chave de cisalhamento submetidos a ação de pequena excentricidade, de modo a se analisar a diferença na força horizontal transferido do pilar para o colarinho e consequentemente a taxa de armadura obtida. Verificou-se que, como a NBR 9062:2017 considera o coeficiente de atrito no cálculo da força lateral transferida, em alguns casos pode-se ter um efeito favorável de modo a reduzir a força horizontal transferida para o cálice e consequentemente a taxa de armadura necessária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gustavo Delalibera, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutor em Engenharia de Estruturas; Doutor em Engenharia de Estruturas; Mestre em Estruturas; Engenheiro Civil, Técnico em Edificações.

Professor Associado I - Faculdade de Engenharia Civil, Universaidade Federal de Uberlândia;

Diretor Regional do Ibracon - Triângulo e Alto-Paranaíba.

Gabriel Fernandes Sousa, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PPGECV, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Engenheiro Civil, mestrando, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PPGECV, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

DELALIBERA, R. G.; SOUSA, G. F. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ATUALIZAÇÃO DA ABNT NBR 9062 NO DIMENSIONAMENTO DE CÁLICES EXTERNOS DE FUNDAÇÕES SUBMETIDAS A AÇÕES DE PEQUENA EXCENTRICIDADE. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 78–90, 2020. DOI: 10.5216/reec.v16i1.53454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/53454. Acesso em: 28 mar. 2024.