Análise dos métodos de estimação para os parâmetros das distribuições de Gumbel e GEV em eventos de precipitações máximas na cidade de Cuiabá-MT (D.O.I.: 10.5216/reec.v6i1.21635)

Autores

  • Alan Vitor Pinheiro Alves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Giovanni Batista da Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Frederico Carlos Martins de Menezes Filho Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciana Sanches Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v6i1.21635

Resumo

As equações de intensidade-duração-frequência são usadas na engenharia para prever eventos extremos de precipitação para determinado período de retorno e são extremamente importantes para o dimensionamento de obras civis de forma a se evitar riscos humanos e materiais. A formulação desta equação depende da adequação de uma função teórica de distribuição de probabilidade à serie histórica de precipitação. Esse trabalho avalia a adequação de duas funções de distribuição de probabilidade, funções Gumbel e GEV, com seus parâmetros estimados por três métodos diferentes: métodos dos momentos, da máxima verossimilhança e dos momentos L aos dados de precipitações máximas anuais da estação climatológica da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá MT. A avaliação da melhor distribuição foi baseada nos testes de aderência Anderson-Darling e Kolmogorov-Smirnov. Como resultados obteve-se que a função GEV estimada pelo método da máxima verossimilhança foi a que melhor se adequou a série histórica presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Vitor Pinheiro Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

Giovanni Batista da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduando do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental

Frederico Carlos Martins de Menezes Filho, Universidade Federal de Mato Grosso

Eng. Civil, Mestre em Engenharia do Meio Ambiente, Doutorando em Recursos Hìdricos e Saneamento Ambiental. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Luciana Sanches, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Estradas, Canais Hidráulicos e Portos pela Universidad de Cantabria (2002). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e credenciada no Programa de Pós-Graduação de Física Ambiental e na Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso

Downloads

Publicado

04-02-2013

Como Citar

Alves, A. V. P., Santos, G. B. da S., Menezes Filho, F. C. M. de, & Sanches, L. (2013). Análise dos métodos de estimação para os parâmetros das distribuições de Gumbel e GEV em eventos de precipitações máximas na cidade de Cuiabá-MT (D.O.I.: 10.5216/reec.v6i1.21635). REEC - Revista Eletrônica De Engenharia Civil, 6(1). https://doi.org/10.5216/reec.v6i1.21635

Edição

Seção

Saneamento e Ambiente