Aplicação de imagens digitais na avaliação das características de misturas asfálticas

Autores

  • Cláudio Luiz Dias Leal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF
  • Protasio Ferreira e Castro
  • Camila Ribeiro Viana de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v5i1.20046

Resumo

RESUMO: Engenheiros têm confiado no módulo de resiliência para planejar, projetar e construir pavimentos asfálticos. A confiabilidade do módulo de resiliência veio como resultado da experiência adquirida no extensivo trabalho de desenvolvimento realizado durante o último século, em todo o mundo. No entanto, as misturas de asfalto colocadas no pavimento tem compactação diferente daquelas ensaiadas em laboratório. Portanto, quando o ensaio de módulo resiliente não é realizado em corpos de prova extraídos, o resultado de laboratório reflete um potencial de comportamento, mas não necessariamente o desempenho resiliente in-situ. Ensaios Não Destrutivos (END) foram desenvolvidos para controlar a produção e a mistura de concreto asfáltico na camada do pavimento durante a construção, bem como para fornecer dados de inspeção úteis para um eficiente projeto de reabilitação. O objetivo principal da pesquisa, aqui apresentada, foi explorar o potencial do ensaio de tomografia computadorizada para avaliar características de misturas asfálticas como distribuição de vazios, permeabilidade e orientação dos agregados na matriz. Os resultados dos ensaios mostraram ser a tomografia tão confiável como qualquer outro ensaio laboratorial na avaliação do teor de vazios e sua distribuição ao longo do corpo de prova. O programa “Uthscsa Image Tool” foi usado para analisar as imagens das seções transversais obtidas. ABSTRACT: Engineers have relied on resilient modulus for planning, designing and building asphalt pavement. The reliability on the resilient modulus came as a result of experience gained in extensive development work conducted during the last century throughout the world. However, asphalt mixtures placed in pavement has different compaction to that tested in laboratory. Hence, when resilient modulus test is not carried out on core the laboratory result reflects a behavior potential but not necessarily the in-situ resilient performance. Non-destructive-tests (END) have been developed to control mix production and asphalt concrete in pavement layer during construction, as well as to provide inspection data useful in the design of efficient rehabilitation. The main purpose of the research, here shown, was to explore the potential of computerized tomography test for assessing asphalt mixes characteristics as voids distributions, permeability and orientation of aggregates in the matrix. Test results showed tomography to be as reliable as any other laboratory test on evaluating voids content and its distribution along the specimen. The “Uthscsa Image Tool” program was used for analyzing obtained cross-sectional images.

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Biografia do Autor

Cláudio Luiz Dias Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF

Departamento de Construção Civil

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Publicado

2012-10-17

Como Citar

LEAL, C. L. D.; CASTRO, P. F. e; ALMEIDA, C. R. V. de. Aplicação de imagens digitais na avaliação das características de misturas asfálticas. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 5, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/reec.v5i1.20046. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/20046. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Construção Civil