Subsídios para o desenvolvimento do produto no mercado imobiliário mediante indicadores de oferta

  • Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter Universidade Federal de Goiás
  • Mariana Franco Pacheco Universidade Federal de Goiás
  • Ninfa Regina de Melo Canedo Universidade Federal de Goiás

Resumo

Um dos principais objetivos nos estudos de economia urbana é o de prover dados para o setor público e privado sobre o comportamento do consumidor diante da escolha para a compra de um imóvel. Este trabalho visa analisar a oferta habitacional da cidade de Goiânia, focando nas variáveis que influenciam no sucesso de empreendimentos e mostrando tendências de comportamento dessas variáveis. A caracterização do mercado é feita a partir de dados coletados junto a ADEMI-GO e CRECI-GO, compreendendo o período de 2005 a 2012. A metodologia utilizada analisou as principais tendências reveladas pelos indicadores de oferta, em relação às tipologias ofertadas e ao aquecimento do mercado, além de apontar os oito bairros cujos indicadores demonstraram a atratividade em relação à ótica de construtores, incorporadores e/ou investidores, bem como a atratividade em relação à ótica dos consumidores em termos de velocidade de vendas. A análise dos resultados apresenta os indicadores encontrados para a análise macro do mercado e a análise micro dos oito bairros, entre os quais: tipologias por número de quartos, total de unidades, garagens por apartamento, unidades por pavimento e área privativa. Os resultados deste trabalho servem como bancos de dados para consultas de caráter pessoal, direcionamentos a novos investimentos e a estratégias de marketing na área habitacional por construtoras e incorporadoras, do mesmo modo que gera uma base para estudos complementares no setor imobiliário da cidade, disponibilizando subsídios essenciais para o desenvolvimento do produto imobiliário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Gomes de Oliveira Brandstetter, Universidade Federal de Goiás
Professora Adjunto da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás
Publicado
07-08-2012
Como Citar
Brandstetter, M. C., Franco Pacheco, M., & Regina de Melo Canedo, N. (2012). Subsídios para o desenvolvimento do produto no mercado imobiliário mediante indicadores de oferta. REEC - Revista Eletrônica De Engenharia Civil, 4(1). https://doi.org/10.5216/reec.v4i1.19548
Seção
Construção Civil