A Engenharia Civil como Instrumento para a Acessibilidade em Ambientes Construídos e a Realidade de Calçadas e Passeios Urbanos

Autores

  • Luiz Antonio Miotti UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v4i1.19265

Resumo

Tendo nas calçadas e passeios públicos a função de permitir a utilização de pessoas para o trânsito com segurança e com possibilidade de deslocamento, este estudo aborda o contexto da engenharia civil quanto às adaptações que são necessárias em ambientes já construídos tornando-os acessíveis a todos. O objetivo é apresentar algumas evidências em calçadas e passeios públicos de ambientes construídos que inibem a livre movimentação com autonomia e segurança, inibindo consequentemente, o direito à cidadania. A metodologia utiliza pesquisa descritiva e de campo, com realização de estudo sobre evidências em calçadas e passeios públicos que podem ser consideradas barreiras à acessibilidade, em cidade de pequeno porte localizada no Estado do Paraná. Os resultados indicam calçadas com barreiras e obstáculos que impedem a mobilidade acessível e a segurança de trânsito para o pedestre. As considerações finais indicam que à engenharia civil compete trabalhar para reorganizar o meio espacial urbano compreendendo as calçadas e os passeios públicos no que concerne à acessibilidade de todos. Palavras-chave: Acessibilidade. Cidadania. Passeios urbanos. Legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Miotti, UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engengheiro Civil Professor do Curso de Engenharia Civil da UTFPR Mestre Em Engenharia Civil

Downloads

Publicado

2012-07-25

Como Citar

MIOTTI, L. A. A Engenharia Civil como Instrumento para a Acessibilidade em Ambientes Construídos e a Realidade de Calçadas e Passeios Urbanos. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/reec.v4i1.19265. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/19265. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Construção Civil