Avaliação de sistema de tratamento de águas de chuva coletadas em telhado de cimento amianto, utilizando filtração e desinfecção por UV e cloro

Autores

  • Ricardo Prado Abreu Reis Universidade Federal de Goiás
  • Bárbara Cristina Castro de Melo Rocha IF-GO - Instituto Federal de Goiás
  • José Vicente Granato de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v3i1.16818

Resumo

RESUMO: Diversas pesquisas vêm sendo realizadas embasadas na necessidade de desenvolvimento e consolidação de tecnologias de construção de baixo impacto ambiental. Estas pesquisas têm auxiliado o meio técnico a observar de forma mais crítica as tecnologias atualmente empregadas e ajudado a promover novas formas de conceber os sistemas prediais seguros para o usuário e de maior desempenho operacional e ambiental. No caso dos sistemas prediais de suprimento de água, a busca por fontes alternativas de abastecimento de água, tais como o aproveitamento de água da chuva, vem sendo amplamente solicitada pela população em geral, com o apoio das mídias de comunicação. No entanto, esta técnica tem sido empregada em prédios urbanos, sem rigor científico adequado, necessário para atingir água com a qualidade adequada para o seu uso. Assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar um sistema de tratamento de água de chuva instalado em um prédio localizado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás – Goiânia - GO, cuja água de chuva interceptada por um telhado de cimento amianto, passa por um sistema de descarte e depois é encaminhada para o sistema de tratamento, visando assim, avaliar sua possibilidade de aproveitamento. O sistema experimental para o tratamento da água da chuva é composto de dois módulos de filtração por membranas de celulose, de 25microns seguido por uma unidade de desinfecção UV e outro seguido por uma unidade de desinfecção com bomba dosadora de cloro. Os resultados dos testes físico-químicos e bacteriológicos mostram que ambos os métodos são eficazes para a obtenção de água com uma maior qualidade. ABSTRACT: The need for the development of building technologies with low environmental impact has been promoting new ways of designing building hydraulic fittings systems. The search for alternative sources of water supply, such as the use of rainwater, has been requested by the general population. However, this technique has been employed in urban buildings without proper scientific rigor, necessary to achieve water with the quality suitable for its use. Thus, this research aims to evaluate a treatment system of rainwater in a building with asbestos cement roof. The experimental system for the treatment of rainwater consists of two modules for membrane filtration of 25 microns followed by an UV disinfection unit and the other followed by a chlorine disinfection unit. The results of physical-chemical and bacteriological tests show that both methods are effective for obtaining water with a higher quality.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-09

Como Citar

REIS, R. P. A.; ROCHA, B. C. C. de M.; ARAÚJO, J. V. G. de. Avaliação de sistema de tratamento de águas de chuva coletadas em telhado de cimento amianto, utilizando filtração e desinfecção por UV e cloro. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 3, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/reec.v3i1.16818. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/16818. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Construção Civil