O uso de cinzas de casca de arroz como aditivo auxiliar na produção de tijolos de solo-cal

Autores

  • Marco Antônio Morais Alcantara FEIS/UNESP
  • Lucas Pereira dos Santos Stahldach Construções/Grupo Marko
  • Dario Cardoso de Lima Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa
  • Antônio Anderson da Silva Segantini Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da UNESP - FEIS/UNESP
  • Jorge Luís Akasaki Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da UNESP - FEIS/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v3i1.15723

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso utilizando-se de cinzas de casca de arroz como aditivo auxiliar à cal na produção de tijolos de solo-cal. Para tanto utilizou-se de solos do tipo Podzólico vermelho amarelo, cal hidratada e cinzas de casca de arroz do tipo cristalina. Os teores de cal e de cinzas com relação ao peso seco do solo adotados foram 8% e 0, 5 e 10%, respectivamente; os parâmetros de compactação do solo foram determinados na energia do ensaio de Proctor normal e a compactação foi realizada em prensa manual comumente utilizada para a fabricação de tijolos de solo-cimento. As condições de cura foram definidas como embalados em saco plástico e curados em câmara úmida e sem embalagem e curados em estufa artesanal, por 28, 60 e 90 dias. Foram realizados ensaios de resistência à compressão simples e de absorção de água aos 28, 60 e 90 dias de cura. Os resultados mostraram que os tijolos atenderam às normas requeridas para componentes de alvenaria, dos pontos de vista de resistência média à compressão, resistência individual e absorção. Palavras chave: Tijolos solo-cal; cinzas de casca de arroz; aditivo de estabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Morais Alcantara, FEIS/UNESP

Engenheiro Civil Mestre em Engenharia Civil (geotecnia) Doutor em Engenharia Civil (Materiais e Estruturas)

Downloads

Publicado

2012-01-08

Como Citar

ALCANTARA, M. A. M.; SANTOS, L. P. dos; LIMA, D. C. de; SEGANTINI, A. A. da S.; AKASAKI, J. L. O uso de cinzas de casca de arroz como aditivo auxiliar na produção de tijolos de solo-cal. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 3, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/reec.v3i1.15723. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/15723. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Construção Civil