3 - Remoção de coliformes totais e Escherichia coli utilizando a filtração em múltiplas etapas (FiME) em períodos de alta turbidez da água bruta.

Autores

  • Daniela Cristina Fonseca Camplesi Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v1i1.11036

Resumo

Este trabalho resultou do experimento conduzido em escala piloto de uma instalação piloto de Filtração em Múltiplas Etapas (FiME), localizada em Goianápolis, Goiás e alimentada pelo Ribeirão Sozinha, composta de um pré-filtro dinâmico (PFD), um pré-filtro com escoamento vertical ascendente (PFA-1) em camadas, ambos com composições granulométricas diferenciadas, um filtro lento de areia (FLA-1) e um filtro lento de areia com carvão ativado (FLAC). As taxas de filtração utilizadas foram 24 m3/m2. dia para PFD, 12 m3/m2. dia para PFA e 3 m3/m2. dia para FLA-1 e FLAC. A eficiência de remoção de microrganismos coliformes totais e Escherichia coli, em cada unidade filtrante da instalação piloto de FiME foi avaliada por meio de análises microbiológicas utilizando o Colilert®. Os experimentos foram conduzidos em condições de alta turbidez da água bruta. A turbidez média foi de 73,3 uT na primeira carreira, 24,2 uT para a segunda carreira e 93,6 uT para a terceira carreira de filtração, sendo que a qualidade microbiológica da água pode ser comprometida pela turbidez elevada. Os resultados indicaram que, de maneira geral, os filtros lentos apresentaram eficiências significativas e superiores a 95,0% para remoção de coliformes totais e Escherichia coli em todas as carreiras de filtração estudadas. Dessa forma, sugere-se que a tecnologia de FiME, quando operada adequadamente, é um sistema viável na remoção de coliformes totais e Escherichia coli, produzindo água potável em condições compatíveis às estabelecidas pela Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde (BRASIL, 2004) para consumo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Fonseca Camplesi, Universidade Federal de Goiás

Engenharia do Meio Ambiente

Downloads

Publicado

2010-09-29

Como Citar

CAMPLESI, D. C. F. 3 - Remoção de coliformes totais e Escherichia coli utilizando a filtração em múltiplas etapas (FiME) em períodos de alta turbidez da água bruta. REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/reec.v1i1.11036. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/11036. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Saneamento e Ambiente