v. 5 (2020): Revista Articulando e Construindo Saberes

					Visualizar v. 5 (2020): Revista Articulando e Construindo Saberes
Publicado: 2020-01-21

Artigos

  • Educação matemática e ensino para a compreensão: o caso da cultura hñahñu

    Vicente Arroyo Aguazul
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i0.59357
  • Aprendizagem e ensino de História em contextos educacionais indígenas e não indígenas

    Luciana Leite Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i0.59530
  • Povo indígena Apinajé: ritual da tora grande (párkaper)

    Carina Alves Alves Torres, Miguel Oliveira Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.60382
  • Origem das plantas e de roças tradicionais do povo Karajá Iny aõwi olona

    Fábio Tuilari Tapirape
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62658
  • Murais e cidadania zapatista

    Gloria Patricia Ledesma Ríos
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62486
  • Experiências indígenas com a escrita: apropriação, impasses, desafios e possibilidades: educação intercultural e “A queda do Céu”

    Karla Alessandra Alves de Souza, Elias Nazareno
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62341
  • Documentação linguística como parte das políticas de formação intercultural de docentes indígenas

    Aline da Cruz
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63405
  • Lengua y saberes: reflexiones desde la visión indígena

    GERVASIO MONTERO GUTENBERG
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63952
  • Reflexões sobre a proximidade entre território e cidade e as tecnologias na manutenção da língua Akwe-Xerente

    Suety Líbia Alves Borges, Adalto Pizumekwa Pereira Xerente, Anderson Simrihu Xerente, Edimar Darêrkêkwa Xerente, Elivaldo Wakuke Xerente, Genivaldo Cristino Romkre Olegário Xerente, Geovane Simnãkrã Pereira Xerente, Ângela Neprerê de Brito Xerente, Gilmar Smisuite Pereira Xerente, Jacira Sekwahidi de Brito Xerente, Lenivaldo Srãpte Xerente, Luis Fernando Srêwasa Xerente, Mário André Hêsukamekwa Coelho da Silva, Nelson Srêpawe Xerente, Noel Dakawazrêkwa Xerente, Rafael Dakukre Xerente, Romerito Sõzê Xerente, Valdirei Sernãwe Calixto Xerente, Vanderley Sakruikawe Xerente, Wesley Kupsinã Silva Xerente, Manoel Moreno Waikaizapari de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63754
  • Observações fonéticas e fonológicas das vogais na língua Wakalitesu

    Áurea Cavalcante Santana, Vanessa Sawana Yalikawaindalossu Nambikwara, Natanael Sawentesu Nambikuara
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63598
  • Reflexos no Abebé de Oxum: por uma narrativa mítica insubmissa e uma pedagogia transgressora

    Luciana de Oliveira Dias
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63860
  • Ensino do inglês em contexto indígena bi/tri/plurilíngue intercultural

    Rodrigo Guimarães Prudente Marquez Cotrim
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65898
  • Aprender para resignificar, resignificar para aprender: el caso del fomento de una educación bilingüe para las comunidades de San Juan Chamula, Chiapas, México

    Martina Hernández Sánchez
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5.65693
  • Educação escolar indígena: uma reflexão a partir da experiência na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, Terra indígena Serra da Moça, Boa Vista/ RR

    Mávera Teixeira Santos, Maxim Repetto
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5.64451

Dossiê

  • Dossiê redes de Interaprendizagem: novas cartografias interculturais e algumas propostas de transformação Apresentação

    Alexandre Herbetta, Mariano Baez Landa
  • Estudo sobre o potencial de cartografias interculturais para a emergência e consolidação de novas bases epistêmicas

    Alexandre Herbetta, Mariano Baez Landa
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5.66611
  • Antagonismo territorial, tensão produtiva para pensar o colonialismo chileno

    Sergio Caniuqueo Huircapan
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65253
  • Meà e a luta contra o avanço do coronavírus entre os Apinajé

    Sheila Baxy Pereira de Castro Apinajé
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65254
  • Multiculturalismos, procesos de comunicación intercultural y derechos humanos en los itinerarios de atención en salud del pueblo Iny que vive en el municipio de Aruanã

    Jacqueline Isabel Ledesma Correa
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.65684
  • Mal-entendidos e tradução: uma experiência em sala de aula com o conceito de cultura

    Mariana Ciavatta Pantoja
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63742
  • Escola Intercultural Itinerante Charrúa (ESICHAI): estratégias de formação e capacitação interna do povo Charrúa no Uruguai

    Ana Maria Magalhães de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5.63743
  • Docencia, interculturalidad y diversidad cultural en el aula: una propuesta pedagógica

    Maria Luisa Matus Pineda
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5.65682
  • Redes afro-indígenas: uma análise de trajetórias acadêmicas através de um olhar intercultural

    Letícia Jôkàhkwyj Krahô, Marta Quintiliano, Vabessa Fonte Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63744
  • Complexidade da gestão escolar indígena: apontamentos particulares

    Ercivaldo Calixto Xerente
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5.66341
  • Relato de experiências com o Projeto Palavra pulsante: tecendo aprendizagens por meio da Literatura Indígena

    Marcilea de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5.66342
  • O audiovisual participativo como metodologia libertadora

    Mariano Baez
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.63740
  • Adamnã: desenho-pintura-escrita

    Yermollay Karipoune
    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v5i.66343