Educação escolar indígena: uma reflexão a partir da experiência na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, Terra indígena Serra da Moça, Boa Vista/ RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v5.64451

Palavras-chave:

Contradições na educação escolar indígena, Povos Wapichana e Macuxi, Educação Intercultural

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de implementação de escolas em comunidades indígenas, em Roraima, especificamente sobre a experiência da Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, na comunidade Serra da Moça. As metodologias utilizadas foram a observação participante e a revisão crítica de bibliografia que discute a escolarização indígena e os modelos educacionais impostos aos povos indígenas. No primeiro momento, realizamos um breve levantamento histórico, partindo de uma visão crítica, para pensar a realidade escolar comunitária. No segundo momento, buscamos um debate sobre o papel que a escola representa atualmente na comunidade, demonstrando os dilemas vivenciados a partir dos impactos da escolarização imposta na vida dos povos indígenas, a desvalorização dos conhecimentos e de sua vivência, principalmente, em se tratando de uma comunidade próxima à capital do estado de Roraima. Dessa forma, abrimos um debate amplo sobre a educação escolar indígena, buscando novos métodos que visam corrigir lacunas históricas e contribuindo para pensar novas práticas pedagógicas que integrem discursos e práticas, tanto em sala de aula, quanto na escola de um modo geral.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

SANTOS, M. T.; REPETTO, M. Educação escolar indígena: uma reflexão a partir da experiência na Escola Estadual Indígena Adolfo Ramiro Levi, Terra indígena Serra da Moça, Boa Vista/ RR. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 5, 2020. DOI: 10.5216/racs.v5.64451. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/64451. Acesso em: 17 abr. 2024.