Resgatando o sentido da profissão docente por meio de tertúlias pedagógicas dialógicas: vozes de professores da Serra Norte do México

Autores

  • Alfonso Rodríguez Oramas Universidade de Barcelona (UB), Barcelona, Barcelona, Espanha. E-mail: arodrior13@alumnes.ub.edu https://orcid.org/0000-0002-7913-0929
  • José Ramón Flecha Universidade de Barcelona (UB), Barcelona, Barcelona, Espanha. E-mail: ramon.flecha@ub.edu

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v6.67742

Palavras-chave:

Tertulias pedagógicas dialógicas

Resumo

Há décadas, a pedagogia crítica tem apontado a importância da profissão docente para contribuir com a superação das desigualdades, principalmente quando concebida de forma crítica, científica e libertadora. No entanto, as dinâmicas burocrática e bancária que prevalecem em nossos sistemas educacionais contribuem para o desencanto, a apatia e a progressiva perda de sentido dos professores em relação à profissão, o que compromete o impacto da educação na transformação das realidades sociais. As tertúlias pedagógicas dialógicas que consistem em espaços de formação baseados na aprendizagem dialógica onde os professores acessam as evidências científicas do impacto social das ações educativas permitem contrariar esta situação. Pesquisas anteriores estudaram o impacto dessa ação educativa na Espanha, mas até agora sua eficácia em contextos como a América Latina não foi investigada. Assim, este artigo contribui para preencher essa lacuna ao analisar sua transferência para professores de escolas na região rural de Huauchinango, na Serra Norte do México. Por meio de entrevistas semiestruturadas com abordagem comunicativa aos professores da região, este estudo investiga como as tertúlias pedagógicas dialógicas têm contribuído para que os professores de Huauchinango recuperem o sentido transformador da educação e se reencantem na profissão docente que repercute positivamente na sua prática educacional, nas escolas onde atua e seu bem-estar pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASIA SOCIETY. Improving teacher quality around the world: the international summit on the teaching profession (Final Report) Metlife Foundation & Pearson Foundation, 2015.

AUBERT, A.; GARCÍA, C.; RACIONERO, S. El aprendizaje dialógico. Cultura y Educación. 21. 2009.

AUSTIN, J. Cómo hacer cosas con palabras. Barcelona: Paidós, 1971.

BALL, D. L. & COHEN, D. K. Developing practice, developing practitioners: Toward a practice-based theory of professional education. In L. Darling-Hammond and G. Sykes (Eds.) Teaching as the learning profession: Handbook of policy and practice San Francisco: Jossey Bass. 1999. p. 3-32.

BARROS-DEL RIO, M. A., ÁLVAREZ, P.; MOLINA ROLDÁN, S. Implementing Dialogic Gatherings in TESOL teacher education. Innovation in Language Learning and Teaching. 2020. p. 1-12.

BOYD, D. J. et al. Teacher preparation and student achievement. Educational Evaluation and Policy Analysis, n. 31, v. 4, 2009. p. 416 -441. DOI: 10.3102/0162373720953128.

DARLING-HAMMOND, L. Powerful Teacher Education. Lessons from Exemplary Programs. Jossey-Bass. 2006.

DARLING-HAMMOND, L & MCLAUGHLIN, M. Policies that support professional development in an era of reform. Phi Delta Kappan, n. 92, v.6, p. 91-92, 2011.

DARLING-HAMMOND, L.; ROTHMAN, R. Teacher and Leader Effectiveness in High-Performing Education Systems. Alliance for Excellent Education. 2011.

FLECHA, R. Cambio, inclusión y calidad en las comunidades de aprendizaje. Cultura y Educación, n. 21, v. 2, 2009. p. 157-169.

FLECHA, R. Compartiendo palabras. Barcelona: Paidós, 1997.

FLECHA, R. Successful educational actions for inclusion and social cohesion in Europe. New York: Springer, 2015.

FLECHA, R.; ROCA, E.;DE AGUILETA, G. L. Scientific Evidence-Based Teacher Education and Social Impact. Encyclopedia of Teacher Education, 2019.

FREIRE, P. Cartas a quien pretende enseñar. Buenos Aires: Siglo XXI, 1994.

______. Pedagogía de la esperanza: un reencuentro con la pedagogía del oprimido. Buenos Aires: Siglo XXI, 1993.

______. Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI, 2005.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetización. Lectura de la palabra y lectura de la realidad. Barcelona: Paidós, 1989.

GARCIA- CARRION, R. et al. Teacher Education in Schools as Learning Communities: Transforming High-Poverty Schools through Dialogic Learning. Australian Journal of Teacher Education. v. 42, n. 4, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14221/ajte.2017v42n4.4

GIROUX, H. Los profesores como intelectuales Barcelona: Paidós, 1990. p. 171-178.

GÓMEZ GONZÁLEZ, A. Science With and for Society Through Qualitative Inquiry. Qualitative Inquiry. July 2019. Doi:10.1177/1077800419863006

GÓMEZ, A. et al. Reaching social impact through communicative methodology. Researching with rather than on vulnerable populations: the Roma case. Frontiers in Education, v. 4, p. 9, 2019.

GÓMEZ, A.; SILES, G.; TEJEDOR, M. Contribuyendo a la transformación social a través de la Metodología comunicativa de investigación. Qualitative Research in Education, v.1, n.1, 3657. Doi: 10.4471/qre. 2012.

GÓMEZ, J. El amor en la sociedad del riesgo. Barcelona: El Roure, 2004.

HABERMAS, J. El pensamiento posmetafísico. Madrid: Taurus Humanidades, 1990.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. Volumen I: Racionalidad de la acción y racionalización social y Volumen II: Crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1987.

HARRIS, D. N.; SASS, T. R. Teacher training, teacher quality and student achievement. Journal of public economics, v. 95, n. 78, 2011. DOI: 10.1016/j.jpubeco.2010.11.009.

HATTIE, J. Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. New York: Routledge, 2009.

MEAD, H. Espíritu, persona y sociedad. Barcelona: Paidós, 1973.

OECD. Embedding Professional Development in Schools for Teacher Success. Teaching in Focus. 10. 2015. Disponible en: https://www.oecd-ilibrary.org/education/embedding-professional-development-in-schools-for-teacher-success_5js4rv7s7snt-en.

PUIGVERT, L.; CHRISTOU, M; HOLFORD, J. Critical Communicative Methodology: including vulnerable voices in research through dialogue. Cambridge Journal of Education. v. 42, n. 4, 2012. p. 513-526. DOI: 10.1080/0305764X.2012.733341.

REDONDO-SAMA, G. et al. Communicative Methodology: Contributions to Social Impact Assessment in Psychological Research. Frontiers in Psychology. v.11, 2020.

ROCA, E.; GÓMEZ, A.; BURGUÉS, A. Luisa, transforming personal visions to ensure better education for all children. Qualitative Inquiry. v. 21, n. 10, 2015. p. 843–850. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800415614026.

RODRÍGUEZ-ORAMAS, A. et al. Dialogue With Educators to Assess the Impact of Dialogic Teacher Training for a Zero-Violence Climate in a Nursery School. Qualitative Inquiry. 2020.

RODRÍGUEZ, J. A. et al. On the Shoulders of Giants: Benefits of Participating in a Dialogic Professional Development Program for In-Service Teachers. Frontiers in psychology, v.11, n.5, 2020.

SCHWILLE, J.; DEMBÉLÉ, M. Global perspectives on teacher learning: improving policy and practice (Fundamentals of Educational Planning Series). Paris: International Institute for Educational Planning. 2007.

SEARLE, J. Actos de habla. Madrid: Cátedra, 2001.

SEARLE, J.; SOLER, M. Lenguaje y ciencias sociales. Diálogo entre John Searle y CREA. Barcelona: El Roure, 2004.

SOLER, M. Achieving Social Impact. Sociology in the Public Sphere. Switzerland: Springer, 2017.

VYGOTSKY, L. S. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 1979.

Publicado

2021-04-13

Como Citar

ORAMAS, A. R. .; FLECHA, J. R. . Resgatando o sentido da profissão docente por meio de tertúlias pedagógicas dialógicas: vozes de professores da Serra Norte do México. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 6, 2021. DOI: 10.5216/racs.v6.67742. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/67742. Acesso em: 28 mar. 2024.