Nuestro trabajo en las Milpas Educativas

Autores

  • María Bertely Busquets Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS), Ciudad de México, México

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59219

Palavras-chave:

Educação intercultural, Milpas Educativas, Método Indutivo Intercultural, Bem viver, Soberania alimentar

Resumo

Milpas Educativas é um projeto colaborativo que visa construir um modelo educacional intercultural
multilingue, pertinente e relevante para as práticas produtivas, de trabalho e cerimoniais de comunidades
indígenas. A base política, epistêmica e pedagógica do projeto é o Método Indutivo Intercultural (MII),
que ao longo de mais de 20 anos tem sido contextualizado para a realidade das regiões indígenas
mexicanas. Este artigo enfocará as ações que estão sendo realizadas nas Milpas Educativas para criar,
registrar e discutir o conhecimento territorial e a aprendizagem para o Bem Viver das comunidades
envolvidas no projeto. Nosso objetivo é mostrar como as ações descritas permitem não somente contribuir
para o processo de formação pedagógica das crianças indígenas, mas também avançar para uma educação
crítica para a transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-08-09

Como Citar

BUSQUETS, M. B. Nuestro trabajo en las Milpas Educativas. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: 10.5216/racs.v4i0.59219. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/59219. Acesso em: 19 abr. 2024.