Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Arquivos
Submissões
Notícias
Fontes/Indexadores
Guias Rápidos
Equipe Editorial
Rede Colaborativa
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 2 n. 1 (2017): Revista Articulando e Construindo Saberes
v. 2 n. 1 (2017): Revista Articulando e Construindo Saberes
Publicado:
2017-08-29
Edição completa
Revista completa-PDF
Artigos
Sumário
Sumário Revista Articulando e Construindo Saberes
PDF
AKW?KRÃWAIHKU NÃHÃ ROWASKUZE
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48993
Silvino Sirnãw? Xerente
PDF
INY RYBÈ RTIDYY
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48994
Sinvaldo Oliveira Wahuka
PDF
CARTAS DO MÉXICO. UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE INTERCULTURALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48995
Mariano Báez Landa
PDF
A INTERCULTURALIDADE COMO FERRAMENTA PARA DESCOLONIZAR A EDUCAÇÃO – REFLEXÕES A PARTIR DA AÇÃO ‘SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA’
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48996
Antonio H. Aguilhera Urquiza
PDF
MINHAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL/UFG
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48998
Paulo César Beti Karajá
PDF
SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48999
Carmelita Krtidi Xerente
PDF
TOBDA´É: JOGO DE PETECA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49066
Daniel Maratedewa Dzaywa
PDF
COMIDA TRADICIONAL XAVANTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49067
Edgar Tsere’õmorãté Urébété
PDF
COMPARTILHAR COM O PRÓXIMO
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49068
Francisco Rodrigues Tserene’ ewe Tsipibu
PDF
A CHEGADA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO POVO XERENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49005
Wakedi da Mata Brito
PDF
ROTAÇÃO DE PERSPECTIVA: REFLEXÃO SOBRE ENSINO DE ANTROPOLOGIA PARA PROFESSORES INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49006
Odair Giraldin
PDF
REFLEXÕES EM TORNO DO TEMA CONTEXTUAL “ETNICIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL”
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49007
Elias Nazareno, Ordália Cristina Gonçalves Araújo
PDF
ATITUDES ETNOLINGUÍSTICAS DO POVO TAPUIA DO CARRETÃO (GO) E SUA RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS NO CONTEXTO DE SUAS PESQUISAS E DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49008
Maria de Lurdes Nazário
PDF
EDUCAÇÃO KUP? E COSMOLOGIA PANH?: DIFÍCIL RELAÇÃO?
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49009
Júlio Kamêr Ribeiro Apinajé
PDF
AS DIFERENCAS E AS PARECENÇAS ENTRE ALUNOS INDÍGENAS KRIKATI E NÃO INDÍGENAS NO C. E. PARSONDAS DE CARVALHO
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49010
Karitânia dos Santos Araújo
PDF
HISTÓRIA DA ORTOGRAFIA KARAJÁ: LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DA LÍNGUA KARAJÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49011
Leandro Karajá Lariwana
PDF
PYHCOP CATI JIJÕ PJII - TERRITÓRIO GAVIÃO DO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49012
Luciana de Oliveira - Juhen/Ca Dias, Diana Sansão - Jar Guileto, Edimara Bandeira - Ajcrun Guará, Edivaldo Moreira - Toxwa Gavião, João Grossar Cardoso - Xyj Cr Gavião, Joaquim - Eh’caryy Cardoso, Katiúscia Brito Teixeira da -Cu’tete/Te Costa, Leonice Cardoso - Wacõo Gavião, Mara Lúcia Bandeira Martins -Amxyh Gavião, Marcélia Guará - Haprex Gavião, Maria Barros - Hyn’Crii Timbira, Raquel Bandeira - Pynhyc Gavião, Suely Bandeira – Recwyj Gavião
PDF
A PEDAGOGIA DA RETOMADA: decolonização de saberes
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49013
Maria do Socorro Pimentel da Silva
PDF
A TRANSMISSÃO DE NOMES GAVIÃO: FABRICANDO PESSOAS E COLETIVIDADES (GAVIÃO PYHCOPCATI JI – AMAZÔNIA MARANHENSE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49014
Maycon Melo, Paulo Belizário Gavião
PDF
PROCESSOS E ORNAMENTOS: COMO FORMAR UMA NOVA HÕKREPÔJ (CANTORA) ENTRE OS RÀMKÔKAM?KRA/CANELA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49015
Ligia Raquel Rodrigues Soares, Ricardo Kutokre Canela
PDF
VIDA E SABERES CULTURAIS COTIDIANOS EM UMA ALDEIA TENTEHAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49016
Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva
PDF
“NA NOSSA CULTURA NINGUÉM DANÇA SOZINHO”: A ESCOLA, OS SABERES INDÍGENAS E A NOÇÃO DE COLETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49017
Emilene Leite de Sousa
PDF
CORTE DE CABELO
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49069
Michael Rã'wa Tsa'e'omo'wa
PDF
INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DA SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DOS AKW?-XERENTE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49019
Euder Arrais Barretos
PDF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AKW? E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS AKW?
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49070
Adão Wdêrêhu Xerente
PDF
PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO: RUMOS MEHI PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR KRAHÔ
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49021
Secundo Tôhtôt Xicun, Taís Põcuhtõ, Juliana Têrkw?j, Leonardo Tup?n, Ovídio Kõnry, Ariel Pêphà, André Côhtàt, Alexandre Hartãt Herbetta, Francy Eide Leal, Edvaldo Paraty, Gregório H?htê, Robertos Carlos Jãxy
PDF
O CONTEXTO SOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS AKW?
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49022
Rogério Srône Xerente, Sílvia Letícia Gomes da Silva Xerente
PDF
HISTÓRIA ESCOLAR E PESQUISAS DIDÁTICAS: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49023
Luciana Leite
PDF
POLUIÇÃO DE LIXO NA ALDEIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49024
Hilda Esutkrenple Xerente
PDF
MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES XAVANTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49025
Romano Tsorodadze Tserenhe'omo
PDF
TECNOLOGIAS INDÍGENAS DA PERSPECTIVA DE PESQUISADORES INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49026
Mônica Filomena Caron, Jeika Kalapalo, Geovan José dos Santos
PDF
XEKAKOPÃWA E XETANOGÃWA: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SABEDORIA NO ESPAÇO SOCIOCULTURAL APYÃWA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49027
Nivaldo Korira’i Tapirapé
PDF
HISTÓRIAS APYÃWA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49028
Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé, Yrywaxã Tapirapé, Ikatopawyga Daniela Tapirapé, Koxawiri Tapirapé, Koxawiri Tapirapé, Júlio César Tawy’i Tapirapé, Josimar Ieremy’i Tapirapé, Arapaxigi Tapirapé, Klebson Awararawoo’i Tapirapé, Koxamare’i Tapirapé, Kaxowari’i Tapirapé, Xaripe’i Tapirapé, Mônica Veloso Borges
PDF
A BUSCA PELA ESCOLA DIFERENCIADA E O I MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAJÉ
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49030
Dhiogo Rezende Gomes
PDF
O CICLO DE VIDA DA CRIANÇA TAPUIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49031
Adriana Rosário da Silva, Daiane Aparecida Ferreira dos Santos, Eunice da Rocha Moraes Rodirgues, Gracilene Chaves de Moraes, Silma Aparecida da Silva Costa
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems