v. 2 n. 1 (2017): Revista Articulando e Construindo Saberes

					Visualizar v. 2 n. 1 (2017): Revista Articulando e Construindo Saberes
Publicado: 2017-08-29

Edição completa

Artigos

  • Sumário

    Sumário Revista Articulando e Construindo Saberes
  • AKW?KRÃWAIHKU NÃHÃ ROWASKUZE

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48993
    Silvino Sirnãw? Xerente
  • INY RYBÈ RTIDYY

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48994
    Sinvaldo Oliveira Wahuka
  • CARTAS DO MÉXICO. UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE INTERCULTURALIDADE

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48995
    Mariano Báez Landa
  • A INTERCULTURALIDADE COMO FERRAMENTA PARA DESCOLONIZAR A EDUCAÇÃO – REFLEXÕES A PARTIR DA AÇÃO ‘SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA’

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48996
    Antonio H. Aguilhera Urquiza
  • MINHAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL/UFG

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48998
    Paulo César Beti Karajá
  • SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.48999
    Carmelita Krtidi Xerente
  • TOBDA´É: JOGO DE PETECA

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49066
    Daniel Maratedewa Dzaywa
  • COMIDA TRADICIONAL XAVANTE

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49067
    Edgar Tsere’õmorãté Urébété
  • COMPARTILHAR COM O PRÓXIMO

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49068
    Francisco Rodrigues Tserene’ ewe Tsipibu
  • A CHEGADA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO POVO XERENTE

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49005
    Wakedi da Mata Brito
  • ROTAÇÃO DE PERSPECTIVA: REFLEXÃO SOBRE ENSINO DE ANTROPOLOGIA PARA PROFESSORES INDÍGENAS

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49006
    Odair Giraldin
  • REFLEXÕES EM TORNO DO TEMA CONTEXTUAL “ETNICIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL”

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49007
    Elias Nazareno, Ordália Cristina Gonçalves Araújo
  • ATITUDES ETNOLINGUÍSTICAS DO POVO TAPUIA DO CARRETÃO (GO) E SUA RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS NO CONTEXTO DE SUAS PESQUISAS E DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49008
    Maria de Lurdes Nazário
  • EDUCAÇÃO KUP? E COSMOLOGIA PANH?: DIFÍCIL RELAÇÃO?

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49009
    Júlio Kamêr Ribeiro Apinajé
  • AS DIFERENCAS E AS PARECENÇAS ENTRE ALUNOS INDÍGENAS KRIKATI E NÃO INDÍGENAS NO C. E. PARSONDAS DE CARVALHO

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49010
    Karitânia dos Santos Araújo
  • HISTÓRIA DA ORTOGRAFIA KARAJÁ: LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA DA LÍNGUA KARAJÁ

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49011
    Leandro Karajá Lariwana
  • PYHCOP CATI JIJÕ PJII - TERRITÓRIO GAVIÃO DO MARANHÃO

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49012
    Luciana de Oliveira - Juhen/Ca Dias, Diana Sansão - Jar Guileto, Edimara Bandeira - Ajcrun Guará, Edivaldo Moreira - Toxwa Gavião, João Grossar Cardoso - Xyj Cr Gavião, Joaquim - Eh’caryy Cardoso, Katiúscia Brito Teixeira da -Cu’tete/Te Costa, Leonice Cardoso - Wacõo Gavião, Mara Lúcia Bandeira Martins -Amxyh Gavião, Marcélia Guará - Haprex Gavião, Maria Barros - Hyn’Crii Timbira, Raquel Bandeira - Pynhyc Gavião, Suely Bandeira – Recwyj Gavião
  • A PEDAGOGIA DA RETOMADA: decolonização de saberes

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49013
    Maria do Socorro Pimentel da Silva
  • A TRANSMISSÃO DE NOMES GAVIÃO: FABRICANDO PESSOAS E COLETIVIDADES (GAVIÃO PYHCOPCATI JI – AMAZÔNIA MARANHENSE)

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49014
    Maycon Melo, Paulo Belizário Gavião
  • PROCESSOS E ORNAMENTOS: COMO FORMAR UMA NOVA HÕKREPÔJ (CANTORA) ENTRE OS RÀMKÔKAM?KRA/CANELA

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49015
    Ligia Raquel Rodrigues Soares, Ricardo Kutokre Canela
  • VIDA E SABERES CULTURAIS COTIDIANOS EM UMA ALDEIA TENTEHAR

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49016
    Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva
  • “NA NOSSA CULTURA NINGUÉM DANÇA SOZINHO”: A ESCOLA, OS SABERES INDÍGENAS E A NOÇÃO DE COLETIVIDADE

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49017
    Emilene Leite de Sousa
  • CORTE DE CABELO

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49069
    Michael Rã'wa Tsa'e'omo'wa
  • INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DA SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DOS AKW?-XERENTE SURDOS

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49019
    Euder Arrais Barretos
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AKW? E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS AKW?

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49070
    Adão Wdêrêhu Xerente
  • PEDAGOGIAS EM MOVIMENTO: RUMOS MEHI PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR KRAHÔ

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49021
    Secundo Tôhtôt Xicun, Taís Põcuhtõ, Juliana Têrkw?j, Leonardo Tup?n, Ovídio Kõnry, Ariel Pêphà, André Côhtàt, Alexandre Hartãt Herbetta, Francy Eide Leal, Edvaldo Paraty, Gregório H?htê, Robertos Carlos Jãxy
  • O CONTEXTO SOCIAL E AÇÕES PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS AKW?

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49022
    Rogério Srône Xerente, Sílvia Letícia Gomes da Silva Xerente
  • HISTÓRIA ESCOLAR E PESQUISAS DIDÁTICAS: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE HISTÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49023
    Luciana Leite
  • POLUIÇÃO DE LIXO NA ALDEIA

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49024
    Hilda Esutkrenple Xerente
  • MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES XAVANTE

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49025
    Romano Tsorodadze Tserenhe'omo
  • TECNOLOGIAS INDÍGENAS DA PERSPECTIVA DE PESQUISADORES INDÍGENAS

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49026
    Mônica Filomena Caron, Jeika Kalapalo, Geovan José dos Santos
  • XEKAKOPÃWA E XETANOGÃWA: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SABEDORIA NO ESPAÇO SOCIOCULTURAL APYÃWA

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49027
    Nivaldo Korira’i Tapirapé
  • HISTÓRIAS APYÃWA

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49028
    Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé, Yrywaxã Tapirapé, Ikatopawyga Daniela Tapirapé, Koxawiri Tapirapé, Koxawiri Tapirapé, Júlio César Tawy’i Tapirapé, Josimar Ieremy’i Tapirapé, Arapaxigi Tapirapé, Klebson Awararawoo’i Tapirapé, Koxamare’i Tapirapé, Kaxowari’i Tapirapé, Xaripe’i Tapirapé, Mônica Veloso Borges
  • A BUSCA PELA ESCOLA DIFERENCIADA E O I MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAJÉ

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49030
    Dhiogo Rezende Gomes
  • O CICLO DE VIDA DA CRIANÇA TAPUIA

    DOI: https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49031
    Adriana Rosário da Silva, Daiane Aparecida Ferreira dos Santos, Eunice da Rocha Moraes Rodirgues, Gracilene Chaves de Moraes, Silma Aparecida da Silva Costa