Experiência de Estágio como professor de tema contextual

Autores

  • Kanari Karaja Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: takinahaky@yahoo.com.br.

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v6.67313

Palavras-chave:

Estágio, Projeto Extraescolar, Matriz básica, Matriz específica

Resumo

O artigo tem como base o conhecimento intracultural e intercultural, transdisciplinar, que se fundamenta através de temas contextuais escolhidos por mim a partir do terceiro ano do Curso de Educação Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas da UFG. Esse curso tem duração de cinco anos, sendo que os dois primeiros anos o aluno estuda na matriz básica e depois entra na matriz específica. Nela, o aluno começa a fazer estágios de I até VI, sendo que o estágio VI é para fazer relatório geral dos estudos e práticas feitas no estágio. Neste relatório, apresento nossos desafios, conquistas e inovações. Durante o período do estágio, adquiri muitos conhecimentos, meus/minhas alunos/as aprenderam a fazer pesquisa, ou seja, aprenderam buscar conhecimentos. Isto é bem semelhante ao modo próprio como as crianças aprendem na nossa comunidade.  Nesses cinco anos de estudos, fiz também a pesquisa e a documentação do projeto extraescolar para conclusão do curso. O projeto extraescolar é feito na minha língua e é parte dos nossos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Estágio I

Anciã: KARAJÁ MAHÃLARU. Entrevistada sobre mudanças climáticas na Aldeia antigamente e atualmente sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos.

WWF Brasil. As mudanças climáticas. Disponível em:

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/

Estágio II

WWF Brasil. As mudanças climáticas. Disponível em:

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/

Estágio III

Anciã: KARAJÁ KORIXO. Conhecimentos que ela ensinou foi fazer Grafismo. Como o foco era o Grafismo, então, falei para ela mostrar como se faz Grafismos, um dos pontos mais importantes do tema.

Estágio IV

ARAÚJO, Ana Paula de. Bebidas alcoólicas. In: Infoescola Navegando e Aprendendo. Disponível em: < https://www.infoescola.com/drogas/bebidas-alcoolicas/>. Acessado em: 25 out. 2020.

MELDAU, Débora Carvalho. Alcoolismo. In: Infoescola Navegando e Aprendendo. Disponível em: . Acessado em: 25 out. 2020.

Estágio V

PEREIRA, Dayane Renata Silva. Temos que ajuntar o conhecimento: professores indígenas e interculturalidade. 2015. Dissertação (Pós-Graduação em Antropologia Social) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro. A pedagogia da esperança na construção de práticas pedagógicas contextualizadas e emancipatórias. In: PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro; BORGES, Mônica Veloso (org.). Educação intercultural: experiências e desafios políticos pedagógicos. Goiânia: PROLIND/SECAD-MEC/FUNAPE, 2013. p. 68.

RETEC. Problemas que o lixo causa. In: Retec tecnologia em resíduos. Disponível em: http://www.retecresiduos.com.br/problemas-que-o-lixo-causa/. Acessado em: 25 out. 2020.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

Karaja, K. (2021). Experiência de Estágio como professor de tema contextual. Articulando E Construindo Saberes, 6. https://doi.org/10.5216/racs.v6.67313