Origem das plantas e de roças tradicionais do povo Karajá

Iny aõwi olona

Autores

  • Fábio Tuilari Tapirape Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62658

Palavras-chave:

Origem, Planta. Iny, Roça, Reza

Resumo

O artigo tem como base o conhecimento oral que se fundamenta em história e acontecimento, revelando vários conhecimentos do povo Karajá do Norte e Karajá do Sul. Este trabalho de pesquisa é um fruto que planta nas cabeças dos alunos, envolve a origem das plantas e das roças tradicionais, do povo Karajá (Iny). Aborda, em geral, como acontecimento de reza, rituais, cerimônias, resguardo, principalmente respeito relacionado à origem das plantas e de roças tradicionais do povo Karajá (Iny). Neste ciclo, o povo Karajá segue a sua norma cultural. O sucesso desse trabalho de pesquisa de estágio dependeu do pesquisador, em organizar suas atividades e também da participação dos alunos, na pesquisa. Professor e alunos receberam apoio dos anciões, na realização dos trabalhos de pesquisa, na aldeia Karajá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Tuilari Tapirape, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Sou professor da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado do Mato Grosso. Atuo na Escola Estadual Indígena da Aldeia de Hawalòra. Sou graduado pelo Curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás. Sou pesquisador das Epistemologias Iny.

Downloads

Publicado

12-05-2020

Como Citar

Tuilari Tapirape, F. (2020). Origem das plantas e de roças tradicionais do povo Karajá: Iny aõwi olona. Articulando E Construindo Saberes, 5. https://doi.org/10.5216/racs.v5i.62658