Os resumos escolares e a melhora da prática educativa: contexto da cultura Hñahñu

Autores

  • Antonio Carrillo Avelar Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59366

Palavras-chave:

Representações, Resumos escolares, Atividades acadêmicas do professor, Atividades acadêmicas de crianças

Resumo

O presente trabalho parte da concepção de docência como um saber (Stardif, 2004: 112) que dá, aos atores, razões para agirem como agem, levando em conta a realização de certos propósitos. Ou seja, tratam-se de conhecimentos que os professores exercem sobre as pessoas para formá-las em função de certas representações. Neste caso, estudou-se uma representação (Lefebrve, 1983), sua estrutura e orientação exercida por uma professora Hñähñu, no ensino de resumos escolares, em uma turma de sexto ano, de uma Escola Intercultural bilíngüe, da região do Vale do Mezquital, no estado de Hidalgo, México, evidenciando as implicações acadêmicas e culturais que fundamentam uma abordagem didática, bem como suas derivações
formativas no enfrentamento desse processo educacional e na busca de elementos para criar uma nova representação didática. Metodologicamente, o trabalho centrou-se nas diretrizes propostas por Stake (1999) para a realização de estudos de caso; e em Candela (1999), para a realização de estudos de caso em sala de aula, recorrendo à observação, ao uso do diário de campo e à elaboração de mapas conceituais, criados para avaliar as implicações desse fato formativo. Os resultados dessa pesquisa nos permitem mostrar as implicações na construção de representações e nas crenças que um professor indígena parece estabelecer em suas práticas didáticas, dentre elas: o manejo das suas aulas e a definição de quem são os melhores
alunos para elaborar resumos escolares e, neste contexto, é significativo analisar os poucos elementos sócioculturais e didáticos que levam em conta, para fazer essa afirmação acadêmica, e a necessidade urgente de criar uma nova representação para o seu ensino (Lefebrve, 1983)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carrillo Avelar, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Doctor en Ciencias Antropológicas por la Universidad Autónoma Metropolitana (México). Posdoctor en Educación por la Universidad de Sao Paulo, Brasil. Profesor Investigador de posgrado de la Universidad Pedagógica Nacional (México), y de la Universidad Nacional Autónoma de México. Actualmente se desempeña como profesor invitado en la Programa Interdisciplinarios de Posgrado en Derechos Humanos de la Universidad Federal de Goiás, Brasil. Ciudad de México CDMX, México.

Publicado

2019-08-09

Como Citar

AVELAR, A. C. Os resumos escolares e a melhora da prática educativa: contexto da cultura Hñahñu. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: 10.5216/racs.v4i0.59366. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/59366. Acesso em: 28 mar. 2024.