HISTÓRIAS APYÃWA

Autores

  • Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé
  • Yrywaxã Tapirapé
  • Ikatopawyga Daniela Tapirapé
  • Koxawiri Tapirapé
  • Koxawiri Tapirapé
  • Júlio César Tawy’i Tapirapé
  • Josimar Ieremy’i Tapirapé
  • Arapaxigi Tapirapé
  • Klebson Awararawoo’i Tapirapé
  • Koxamare’i Tapirapé
  • Kaxowari’i Tapirapé
  • Xaripe’i Tapirapé
  • Mônica Veloso Borges

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49028

Resumo

APRESENTAÇÃO


Esta coletânea de histórias Apyãwa foi feita pelos/as bolsistas
da Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’, da Rede UFG (Universidade
Federal de Goiás). O estudo partiu de uma reflexão sobre essa Ação
como instrumento de análise dos trabalhos dos/as bolsistas. Trata-se
de uma investigação realizada com um grupo de professores/as das
séries iniciais do Ensino Fundamental, participantes dessa Ação, e
em contexto de trabalho.  O objetivo deste trabalho é fazer uma relação entre essa Ação e a nossa cultura. Diante desse olhar, analisamos como esses saberes são difundidos entre os Apyãwa. A pesquisa sobre as histórias foi realizada pelos/as bolsistas em várias aldeias. O trabalho de pesquisa foi o central, pois ele propiciou a vivência e a compreensão das práticas cotidianas dos Apyãwa. Sem que isso acontecesse, seria dificilmente fortalecida a cultura que estava sendo menos movimentada. Hoje se vê o movimento constante na realidade vivida a partir do nosso trabalho. Assim, é necessário que, desde cedo, os/as jovens aprendam a valorizar sua própria individualidade, inclusive, respeitar os valores da comunidade. Nesse sentido, a importância de conversas sobre as histórias Apyãwa pode ajudar a mostrar ao/à jovem de hoje que somos capazes de envolver os/as nossos/as jovens levando-os/as de fato à prática. Para que essas tarefas possam ser realizadas mais
profundamente, óbvio que é preciso um ambiente plural e intenso de
discussão e reflexão sobre os significados da cultura nativa Apyãwa.
Diante dessa preocupação é que trabalhamos sobre as histórias.
Acreditamos que as respostas foram encontradas. Nós,
autores/as desta obra, temos a expectativa de que ela possa ser um
meio acessível à comunidade para ler o mundo Apyãwa.
Queremos que essa coletânea contribua para responder muitos
desafios que hoje enfrentamos. Tão importante quanto compreender
é saber como podemos atuar no mundo em que vivemos.
Para nós, autores/as, é preciso nos ajudar a compreender e
interpretar o sistema Apyãwa em que vivemos. Para isso neste trabalho
mostramos que os conhecimentos não estão separados por disciplinas.
Também o foco dessa coletânea é aprender e ampliar os
nossos conhecimentos e saberes, ao mesmo tempo respeitando a
coexistência da nossa cultura. Assim fizemos o trabalho a partir de
várias discussões de ideias e reflexões em prol dos nossos valores.
Pesquisadores/as Tapirapé da Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’

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Publicado

29-08-2017

Como Citar

Tapirapé, G. I., Tapirapé, Y., Tapirapé, I. D., Tapirapé, K., Tapirapé, K., Tapirapé, J. C. T., Tapirapé, J. I., Tapirapé, A., Tapirapé, K. A., Tapirapé, K., Tapirapé, K., Tapirapé, X., & Borges, M. V. (2017). HISTÓRIAS APYÃWA. Articulando E Construindo Saberes, 2(1). https://doi.org/10.5216/racs.v2i1.49028